domingo, 25 de abril de 2021

Gênero Textual Crônica: conceito e características (revisão).

                                                   SEGUNDA-FEIRA,26 DE ABRIL DE 2021

BOM DIA!

INICIAREMOS MAIS UMA SEMANA,DESEJO QUE FAÇAM TODAS AS ATIVIDADES DA SEMANA E QUE TIREM TODAS AS DÚVIDAS COMIGO!

HOJE ESTUDAREMOS SOBRE O GÊNERO CRÔNICA,CONCEITOS E SUAS CARACTERÍSTICAS.

Na aula de hoje trabalharemos a crônica de Artur Azevedo do PNLD (pág. 44), com foco no CONCEITO e nas PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO CRÔNICA.

MOMENTO PREDIÇÃO💭

O QUE É UMA CRÔNICA?

QUAIS SUAS CARACTERÍSTICAS?

                                         ENTÃO VAMOS AS RESPOSTAS!

AGORA ASSISTA O  VÍDEO A SEGUIR PARA FORMAR SEU CONCEITO: https://www.youtube.com/watch?v=nJWjTP71Jto

O que é crônica?

A crônica é um gênero textual muito presente em jornais, revistas, portais de internet e blogs. Esse tipo de texto se destaca por abordar aspectos do cotidiano, ou seja, questões comuns do nosso dia a dia. Ela se situa entre o jornalismo e a literatura.

Quais as características da crônica?

Além da narração de situações banais, ela é caracterizada por:

1. - Textos curtos e de fácil compreensão

2. - Linguagem simples e descontraída

3. - Poucos (ou nenhum) personagens nas histórias

4. - Análise crítica sobre contextos e circunstâncias

5. - Humor crítico, irônico e sarcástico

6. - Linha cronológica estabelecida.

Para que serve uma crônica?


Por ter caráter jornalístico e apresentar textos que narram e refletem o cotidiano, as crônicas servem para fazer uma crítica com a intenção de causar reflexão no leitor sobre determinado assunto.

AGORA QUE VOCÊ JÁ TEM O CONCEITO DE CRÔNICA, VAMOS FAZER UM TESTE,CLIQUE NO LINK A SEGUIR E VEJA SUA PONTUAÇÃO:https://wordwall.net/pt/resource/4824092/cr%C3%B4nica.

EM SEU LIVRO DIDÁTICO ,PG 44 IREMOS ESTUDAR A SEGUINTE CRÔNICA:

A crônica a seguir foi escrita há mais de um século para o jornal Carioca O país. Qual será a opinião de um cronista, que viveu a virado do século XX, sobre a ortografia da língua portuguesa.
 Texto 3 de agosto de 1907 
Tenho diante dos olhos uma carta em que me perguntam o que penso da questão ortográfica. Não sei por que não me perguntam o que penso também do último eclipse do sol ou da candidatura do general Taft à presidência dos Estados Unidos! Tenho medo que me pelo das questões gramaticais, e é por isso que passo de largo quando brigam dois gramáticos. Se brigam três, não saio de casa. Aqui há tempos, o Dr. Fausto Maldonado publicou em Carangola uma interessante brochura intitulada Ortografia portuguesa e mandou-me um exemplar, acompanhado de uma carta, dizendo-me que no prefácio da 2º edição responderia à minha crítica. Tanto bastou para que eu não escrevesse nada sobre o livrinho, que, aliás, me proporcionou algumas horas de prazer intelectual. Nada! Com gramáticos não quero eu brigas! Nunca me hei de esquecer da célebre questão "faz - fazem", que, há uns trinta anos, ou mais, se agitou no Maranhão, a terra em que os gramáticos mais proliferam. Lembrou-se alguém de perguntar: Como se deve dizer: "fazem hoje dois anos" ou "faz hoje dois anos"? Apareceram vinte respostas contraditórias: uns opinavam por "fazem", outros por "faz"; estes afirmavam que se podiam empregar ambas as formas; aqueles opinavam que nenhuma delas era correta. Essa diversidade de opiniões deu lugar a uma discussão que durou longos meses. A princípio, nenhum dos contendores saiu do terreno da urbanidade e da boa educação, mas não tardaram as invectivas, os doestos e, finalmente, as injúrias. Imaginem se tratasse de uma questão [...] como a da reforma ortográfica! [...] Entretanto, reconhecendo embora a conveniência de simplificar e uniformizar a ortografia portuguesa, não faço, pessoalmente, questão de sistema. Desde que eu entenda o que está grafado, e haja boa sintaxe, o resto pouco me importa — tanto me faz o "f' como o "ph". A simplificação ortográfica obedece a uma lei fatal da natureza, a lei do menor esforço, que tende a simplificar todas as coisas; tempo virá em que, quer queiram, quer não queiram, todas as palavras serão representadas pelo menor número possível de letras e sinais. A. A. Artur Azevedo. Artur Azevedo. São Paulo: Global, 20U. p. 325-326 (Coleção Melhores Crónicas).

APÓS A LEITURA VAMOS PARA NOSSA ATIVIDADE
QUESTÕES DO LIVRO DIDÁTICO(DEIXE AS RESPOSTAS AQUI NO BLOG)

1- SOBRE O PRIMEIRO PARÁGRAFO,RESPONDA:
A- QUAL É O SENTIMENTO EXPRESSO PELO CRONISTA ACERCA DO CONTEÚDO DA CARTA?
_________________________________________________________________
B-COMO É POSSÍVEL IDENTIFICAR ESSE SENTIMENTO?
_________________________________________________________________
2-RELEIA O TERCEIRO PARÁGRAFO E,DEPOIS ,RESPONDA AS QUESTÕES.
A-POR QUE O CRONISTA TEVE RECEIO DE ESCREVER UMA CRÍTICA A OBRA RECEBIDA?
_________________________________________________________________
3- O QUE VOCÊ COMPREENDEU DA CRÔNICA? 
_________________________________________________________________
 A CORREÇÃO SERÁ FEITA NA SEXTA-FEIRA, 30 DE ABRIL.

22 comentários:

  1. 1- SOBRE O PRIMEIRO PARÁGRAFO,RESPONDA:
    A- QUAL É O SENTIMENTO EXPRESSO PELO CRONISTA ACERCA DO CONTEÚDO DA CARTA?
    Que ele tem uma carta na manga.

    B-COMO É POSSÍVEL IDENTIFICAR ESSE SENTIMENTO?
    Pois tá bem expresso.

    2-RELEIA O TERCEIRO PARÁGRAFO E,DEPOIS ,RESPONDA AS QUESTÕES.
    A-POR QUE O CRONISTA TEVE RECEIO DE ESCREVER UMA CRÍTICA A OBRA RECEBIDA?
    Para que ele analisa-se e conta-se sobre a ortografia da língua portuguesa com a ajuda do diálogo.

    3- O QUE VOCÊ COMPREENDEU DA CRÔNICA?
    _...________________________________________________________________




    Lays Cristina 9° ano A

    ResponderExcluir
  2. Murilo Marques da Silva 9° A

    1-A) Que ele tem uma carta na manga.

    B) Lendo o texto.

    2-A) Para que ele possa analisar a ortográfia da língua portuguesa.

    3- ...

    ResponderExcluir
  3. Esdras Willian Moreira da Silva 9°A

    1-
    A)-r: medo um sentimento um deles expressa que não gosta de se envolver em brigas

    B)-r: bem o texto fala que tem medo de se envolver em brigas por isso ele"... Não sei porque me perguntam"

    2-
    A)-r: porque não gosto eu lembrei das com gramáticos

    3-r: mãe o que compreende uma certa crítica sobre o porquê dele não se expõe suas críticas pelo medo que ele tem

    ResponderExcluir
  4. Ernandim Ferreira de Albuquerque. 9°A

    1) A) Que ele estava com dúvidas.

    B) Pois conheço.

    2) A) Ele não queria que sua critica rose ruim.

    3) compreendi que a crônica fala sobre um crítico.


    ResponderExcluir
  5. 1- SOBRE O PRIMEIRO PARÁGRAFO,RESPONDA:
    A- QUAL É O SENTIMENTO EXPRESSO PELO CRONISTA ACERCA DO CONTEÚDO DA CARTA?
    R= Que ele tem a carta na manga
    B-COMO É POSSÍVEL IDENTIFICAR ESSE SENTIMENTO?
    R= Através de expressões que da para identificar os sentimentos
    2-RELEIA O TERCEIRO PARÁGRAFO E,DEPOIS ,RESPONDA AS QUESTÕES.
    A-POR QUE O CRONISTA TEVE RECEIO DE ESCREVER UMA CRÍTICA A OBRA RECEBIDA?
    R= Que ela desse a sua opinião ao analisar a ortografia de escrever e o diálogo ao falar com o português
    3- O QUE VOCÊ COMPREENDEU DA CRÔNICA?
    R= ...

    Paulo Anderson dias Araújo 9°A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei paulo quer um conselho para de copiar resposta errada dos outros mano crie suns pro pias respostas pois mesmo erradas um hora se acerta refaz aí mano se vc quiser é claro.

      Excluir
  6. Ryuko Masaro Moura Kohashi da Costa turma do 9°A

    1)A-Um pouco de descontentamento,por não lhe perguntarem outras coisas a não ser em relação a ortografia.

    B-é possível identificar isso pois ele deixa bem expresso no começo do texto.

    2-porque só o fato do DR.Fausto entregar o livro a ele,fez com que ele não comenta-se sobre o livro.

    3-Eu compreendi que a crônica se trata de um texto com objetivos diversos e a retratada no texto é sobre um homem que conta que recebeu cartaz e quase todo o texto ele descreve oque sentiu ao receber as cartas e o que ele fez ao recebê-las.

    ResponderExcluir
  7. Maria Júlia Brandão
    9°ano A

    1A- que ele tem uma carta na manga
    1B- foi possível indentifica-lo pois esta bem presente no começo do texto

    2-Para que ele analisa-se e conta-se sobre a ortografia da língua portuguesa com a ajuda do diálogo

    3- Compreendi que a crônica fala de uma certa crítica

    ResponderExcluir
  8. Kersia Nascimento Monção//9°A

    1°A)tem uma carta na manga
    B) expressa dúvida

    2°Porque para que ele escreve -se uma crítica ele teria que estar acompanhado de uma carta que escreve a própria crítica.

    3°...

    ResponderExcluir
  9. Aarão Lima Brandão

    1.a)Um sentimento de dúvida e medo

    b)pois da para perceber que ele não gosta de se envolver em discussão


    2.Não queria que sua crítica fosse mal vista


    3.Que e um tecto que fala do ponto de vista do autor sobre a ortografia da língua portuguesa que nao queria se envolver em discussão

    ResponderExcluir
  10. Antonia Erika Pereira dos Santos 9°A

    1-A-Que ele tem uma carta na manga
    B-da pra perceber no texto

    2-Porque para que ele escreve -se uma crítica ele teria que estar acompanhado de uma carta que escreve a própria crítica.

    3- o que eu compreendi foi que a crônica tava falando de um crítico

    ResponderExcluir
  11. maria luiza teixeira brandao 9 a manha

    1:a)um sentimento de duvida e de medo
    b)pois o personagem nao gostar de envolver-se em discursoes

    2:por que nao desejava que sua critic fosse mal vista

    3:que é um texto de opnioes e criticas

    ResponderExcluir
  12. Micael Paiva Costa - 9°ano A

    1-)a) Duvida.
    b) "Não sei por que não me perguntaram o que penso também do último eclipse do sol ou da candidatura do general Taft á presidência dos Estados Unidos!"

    2-) Porque o Dr. Fausto Maldonado responderia a sua crítica .

    3-) Fala de um crítico .

    ResponderExcluir
  13. Francisco kauan 9 ano A


    1-A) Que ele tem uma carta na mangas

    B) Lendo o texto.

    2-A) Para que ele possa analisar a ortográfia da língua

    3- estrelas do ópio

    ResponderExcluir
  14. Tayelle Matos de Sousa-9°A

    1-a)um sentimento de dúvida.
    b)é possível identificar no texto.

    2-por conta que ele não desejava que sua crítica fosse considerada ruim.

    3-ele critica a ortografia da língua portuguesa.

    ResponderExcluir
  15. Nicolas Frank 9° A

    1) A) Que ele estava com dúvidas.

    B) Pois conheço.

    2) A) Ele não queria que sua critica rose ruim.

    3) compreendi que a crônica fala sobre um crítico.

    ResponderExcluir
  16. GABRIEL CAMPOS DE OLIVEIRA 9°A

    1)a)carta na manga
    b)lendo o texto

    2)a) ele não queria que sua crítica fosse considerada ruim
    B) fala sobre críticas

    ResponderExcluir

  17. 1) A) Que ele estava com dúvidas.
    B) Pois conheço.
    2) A) Ele não queria que sua critica rose ruim.
    3) compreendi que a crônica fala sobre um crítico
    KAIO MARCIO DOURADO DA SILVA

    ResponderExcluir
  18. Gustavo Rocha Carvalho 9 ano manhã

    -
    A)-r: medo um sentimento um deles expressa que não gosta de se envolver em brigas

    B)-r: bem o texto fala que tem medo de se envolver em brigas por isso ele"... Não sei porque me perguntam"

    2-
    A)-r: porque não gosto eu lembrei das com gramáticos

    3-r: mãe o que compreende uma certa crítica sobre o porquê dele não se expõe suas críticas pelo medo que ele tem

    ResponderExcluir
  19. José Erasmo Sousa hilario 9°a

    1-A-Que ele tem uma carta na manga
    B-da pra perceber no início do texto

    2-Porque para que ele escreve -se uma crítica ele teria que estar acompanhado de uma carta que escreve a própria crítica.

    3- que é um texto de opnioes e criticas

    ResponderExcluir
  20. Kelison Ferreira de Sousa 9° A

    1- A) Que ele tem uma carta na manga.

    B) Foi possível identificá-lo porque está presente no começo do texto.

    2- Porque ela não queria que sua crítica tivesse uma repercussão ruim.

    3- Fala sobre o ponto de vista do autor sobre a ortografia da língua portuguesa.

    ResponderExcluir

IDENTICAR A TESE

  QUARTA-FEIRA, 01 DE SETEMBRO DE 2021 BOM DIA,QUERIDOS(AS) ALUNOS(AS)! HOJE IREMOS TRABALHAR SOBRE- TESE Leia com muita atenção as informaç...