terça-feira, 4 de maio de 2021

Crônica

                  QUARTA-FEIRA, 05 DE MAIO DE 2021

BOM DIA, HOJE IREMOS PRODUZIR UMA CRÔNICA SOBRE O MOMENTO QUE ESTAMOS VIVENDO.
ANTES DE PRODUZIR A CRÔNICA ,VAMOS RELEMBRAR O QUE É CRÔNICA:

             O que é crônica?

A crônica é um gênero muito antigo. Em seu surgimento, ela era utilizada para relatar acontecimentos em sequência temporal. Com o tempo, o gênero se modificou e ampliou suas características, tornando-se, também, um gênero poético, crítico, reflexivo ou humorístico, por exemplo. Assim, podemos dizer que a crônica é um pequeno texto que registra fatos da vida cotidiana, por meio de um olhar artístico ou argumentativo.

Um cronista pode narrar um fato que viu ou viveu. Por exemplo, ele pode falar sobre uma atitude tomada pelo atendente do caixa da padaria, ou pode falar sobre a sua resposta (do cronista) a esse comportamento. Após fazer o pequeno relato, o autor vai expor uma interpretação pessoal sobre o acontecimento, tentando mostrar um detalhe quase imperceptível.

Voltando ao nosso exemplo inicial, digamos que o cronista fosse um jovem que, ao ir à padaria, foi chamado de “senhor” e, por causa desse acontecimento, começou a refletir sobre a passagem do tempo, sobre o crescimento e a maturidade individual. Essa reflexão não tem uma relação direta com o fato, mas esse fato desperta a reflexão no autor, gerando a crônica.

Características da crônica

A crônica é um gênero textual híbrido, ou seja, apresenta uma mistura entre diferentes características textuais, por exemplo:
pode ser mais jornalística, quando se concentra na representação dos fatos;
pode ser poética, quando apresenta uma linguagem simbólica e lírica;
pode ser crítica/reflexiva, quando apresenta opiniões pessoais do autor, e pode apresentar mais de um desses tipos.
Sendo assim, a crônica apresenta diferentes possibilidades linguísticas e estruturais. A depender da escolha do autor, ela pode variar de forma, estética e até no uso da linguagem, às vezes sendo mais informal, outras mais poética, etc. De qualquer modo, a primeira característica central da crônica, independentemente do estilo, é o relato de fatos cotidianos. A crônica deve partir de um fato trivial, acrescentando uma reflexão pessoal do autor.

Além disso, a crônica é um gênero curto com características narrativas, descritivas e argumentativas. Ela apresenta pequenas histórias, seguidas de uma interpretação pessoal do autor; utiliza a descrição para caracterizar espaços, personagens e outros elementos que sejam importantes para o texto; e usa a argumentação quando deseja defender um ponto de vista.
ENTÃO OBSERVE AS SEGUINTES PALAVRAS E DE ACORDO COM ELAS PRODUZA SUA CRÔNICA.

Pan       

Sociedade, pandemia, educação, saúde, medo ,ansiedade, governo ,hospital e família.

É hora de produzir , de acordo com as palavras acima produza sua crônica, use todas as palavras citadas.

Deixe sua crônica aqui no blog.

15 comentários:

  1. A pandemia da COVID-19 pelo coronavírus tem se apresentado co-
    mo um dos maiores desafios sanitários em escala global deste século. Na metade do mês
    de abril de 2020, poucos meses depois do início da epidemia na China em fins de 2019, já haviam
    ocorrido mais de 2 milhões de casos e 120 mil mortes no mundo por COVID-19.No Brasil, até então, tinham si-
    do registrados cerca de 21 mil casos confirmados e 1.200 mortes pela COVID-19.
    No Brasil, o panorama é incerto e as estimativas válidas e confiáveis do número de ca-
    sos e óbitos por COVID-19 esbarram na ausência de dados confiáveis, seja dos casos ou da
    implantação efetiva das medidas de supressão, frente às recomendações contraditórias das
    autoridades em cada nível de governo. Entre as regiões do país, trabalhos preliminares ba-
    seados em dados de mobilidade interurbana apontam os caminhos potenciais da difusão da
    epidemia como instrumento de aplicação dos recursos necessários à adequada assistência,
    já escassos. Pouco se sabe sobre como a epidemia se propagará e afetará as comunidades
    de baixa renda, um panorama completamente novo, considerando os países mais afetados
    até agora.
    A epidemia de COVID-19 encontra a população brasileira em situação de extrema vulnerabilidade, com altas taxas de desemprego e cortes profundos nas políticas sociais. Ao
    longo dos últimos anos, especialmente após a aprovação da Emenda Constitucional no 95, que
    impõe radical teto de gastos públicos e com as políticas econômicas implantadas pelo atual
    governo, há um crescente e intenso estrangulamento dos investimentos em saúde e pesqui-
    sa no Brasil. É justamente nesses momentos de crise que a sociedade percebe a importância
    para um país de um sistema de ciência e tecnologia forte e de um sistema único de saúde
    que garanta o direito universal à saúde.












    Lays Cristina 9° ano A

    ResponderExcluir
  2. Como todos sabemos, estamos passando por uma pandemia mundial que está afetando a sociedade de diversas formas.
    A cada dia milhares de pessoas morrem no mundo por conta do COVID-19. Uma das coisas mais afetadas foram a educação, pois muitas crianças estão sendo prejudicadas por conta de estarem longe da escola.
    Nós, do mundo todo de certa forma passamos por umas coisas chamada ansiedade e medo, por conta que somos ansiosos para saber..."quando tudo isso pra acabar?", "não vejo a hora de tudo isso passar".
    Enfim, os hospitais estão cada vez mais lotados, pessoas estão morrendo sem parar, famílias estão sendo abaladas cada vez mais...O MUNDO ESTA EM UM VERDADEIRO CAOS.
    O governo Brasileiro, e os diversos outros governos estão a todo vapor tentando fazer de tudo para o mundo melhorar, no entanto chegaram as vacinas, que estão ajudando e muito na imunização.
    Enfim, estamos na espera que o mundo possa melhorar, precisamos ter muita fé.

    Maria Júlia Brandão
    9°A

    ResponderExcluir
  3. Ryuko Masaro Moura Kohashi da Costa turma do 9°A
    Crônica
    Ultimamente a sociedade,tem andado de cabeça para baixo por causa dessa pandemia relacionada ao covid eu e minha família também estamos conseguindo problemas em relação a essa doença mais vamos ficar bem ,eu acho que tenho sido muito ignorante ultimamente,e não é porque eu quero,para dizer a verdade em muitos momentos não quero parecer grosseiro ou ignorante mas simplesmente eu sou, acho que é devido a minha ansiedade pois eu sou muito ansioso mas em relação ao que eu não sei,e em relação a educação as atividades propostas pela escola são relativamente fáceis e sinceramente não as acho muito"agregadoras de conhecimento",e em relação a saúde o meu pai está intubado em uma semi intensiva em Sobral por causa do covid que é uma doença que eu acho que foi criada em laboratório o governo da China diz que não foi eles que criaram ,e nessa hora o meu pai está em um hospital ou semi intensiva sendo tratado e se Deus quiser ele irá melhorar.

    ResponderExcluir
  4. A pandemia da COVID-19 pelo novo coronavírus tem se apresentado co-
    mo um dos maiores desafios sanitários em escala global deste século. Na metade do mês
    de abril, poucos meses depois do início da epidemia na China em fins de 2019, já haviam
    ocorrido mais de 2 milhões de casos e 120 mil mortes no mundo por COVID-19, e estão
    previstos ainda muitos casos e óbitos nos próximos meses. No Brasil, até então, tinham si-
    do registrados cerca de 21 mil casos confirmados e 1.200 mortes pela COVID-19. Dentre os gêneros literários e jornalísticos, a crônica pode ser considerada o gênero mais complexo. Apesar de ser a narrativa ainda pouco explorada, não há dúvidas de que além de mais complexa se tornou também uma das mais interessantes, podendo ser considerada, a crônica, como o gênero da atualidade Tradicionalmente trabalha-se em saúde com uma divisão entre doenças transmissíveis e doenças crônicas não
    transmissíveis. Essa tipologia, talhada na perspectiva da etiopatogenia, é largamente utilizada, em especial, pela
    epidemiologia. É verdade que essa tipologia tem sido muito útil nos estudos epidemiológicos, mas, por outro lado,
    ela não se presta para referenciar a organização dos sistemas de atenção à saúde. Ele é apenas um sentimento. Há tantos medos neste mundo. Ah, se temêssemos tantos medos. Viveríamos apenas por eles, como reféns de um sentimento. O medo pode ser eterno, mas quase sempre não é. Assim, sob qualquer ângulo que se esteja situado para considerar esta questão, chega-se ao mesmo resultado execrável: o governo da imensa maioria das massas populares se faz por uma minoria privilegiada. Essa minoria, porém, dizem os marxistas, compor-se-á de operários. Assim, sob qualquer ângulo que se esteja situado para considerar esta questão, chega-se ao mesmo resultado execrável: o governo da imensa maioria das massas populares se faz por uma minoria privilegiada. Essa minoria, porém, dizem os marxistas, compor-se-á de operários. Assim, sob qualquer ângulo que se esteja situado para considerar esta questão, chega-se ao mesmo resultado execrável: o governo da imensa maioria das massas populares se faz por uma minoria privilegiada. Essa minoria, porém, dizem os marxistas, compor-se-á de operários. O trabalho num hospital geral inevitavelmente leva a uma reflexão sobre o dito progresso científico-
    tecnológico. A equipe de saúde vive diariamente situações nas quais fica claro que, nem sempre, é
    verdadeira a história do avanço científico-tecnológico ser um bem, uma meta em si mesma, para o
    homem Vale a pena fazer boas amizades, construir novos relacionamentos; vale a pena lutar pra ser feliz e ajudar alguém a sorrir: vale a pena confiar em Deus, autor da nossa vida e superar as dificuldades

    Paulo Anderson dias Araújo 9°A

    ResponderExcluir
  5. A (pandemia) da covid-19 " coronavirus "para falar sobre esse assunto primeiro preciso explicar o que significa covid-19 significa COrona ,VIros ,Disease e 19 significa o ano que surgiu o primeiro caso do vírus.

    Por causa desse vírus em 2020 só fui para a escola começo do ano e depois quando a pademia ficou séria tive que treinar minha (educação) em casa e tive que passa o todinho tendo que ir pegar atividade impressa na escola.

    Mais esse tempo fora da escola fez eu esquecer como é acordar cedo e pegar o ônibus mas fiquei um bom tempo perto de minha (família) nesse tempo fora da escola tive um pouco de (ansiedade) mas isso passa com o tempo pois aprendi a perder o (medo).

    Nesse tempo de pandemia o (governo) tentou ajudar de todas as formas possíveis.

    Vários postos de (saúde) e (hospitais) ficaram lotados de gente infectadas responder mia a sociedade está de quarentena para não ter mais pessoas infectadas o governo fala para as pessoas evitarem sair de casa para diminuir o número de casos.

    Várias universidades estão desenvolvendo métodos eficazes para combater o coronavírus e criar uma vacina!!!...

    Nome: Ernandim Ferreira de Albuquerque.9°A


    ResponderExcluir
  6. Nicolas Frank 9º A

    A pandemia da COVID-19 pelo novo coronavírus tem se apresentado co-
    mo um dos maiores desafios sanitários em escala global deste século. Na metade do mês
    de abril, poucos meses depois do início da epidemia na China em fins de 2019, já haviam
    ocorrido mais de 2 milhões de casos e 120 mil mortes no mundo por COVID-19, e estão
    previstos ainda muitos casos e óbitos nos próximos meses. No Brasil, até então, tinham si-
    do registrados cerca de 21 mil casos confirmados e 1.200 mortes pela COVID-19. Dentre os gêneros literários e jornalísticos, a crônica pode ser considerada o gênero mais complexo. Apesar de ser a narrativa ainda pouco explorada, não há dúvidas de que além de mais complexa se tornou também uma das mais interessantes, podendo ser considerada, a crônica, como o gênero da atualidade Tradicionalmente trabalha-se em saúde com uma divisão entre doenças transmissíveis e doenças crônicas não
    transmissíveis. Essa tipologia, talhada na perspectiva da etiopatogenia, é largamente utilizada, em especial, pela
    epidemiologia. É verdade que essa tipologia tem sido muito útil nos estudos epidemiológicos, mas, por outro lado,
    ela não se presta para referenciar a organização dos sistemas de atenção à saúde. Ele é apenas um sentimento. Há tantos medos neste mundo. Ah, se temêssemos tantos medos. Viveríamos apenas por eles, como reféns de um sentimento. O medo pode ser eterno, mas quase sempre não é. Assim, sob qualquer ângulo que se esteja situado para considerar esta questão, chega-se ao mesmo resultado execrável: o governo da imensa maioria das massas populares se faz por uma minoria privilegiada. Essa minoria, porém, dizem os marxistas, compor-se-á de operários. Assim, sob qualquer ângulo que se esteja situado para considerar esta questão, chega-se ao mesmo resultado execrável: o governo da imensa maioria das massas populares se faz por uma minoria privilegiada. Essa minoria, porém, dizem os marxistas, compor-se-á de operários. Assim, sob qualquer ângulo que se esteja situado para considerar esta questão, chega-se ao mesmo resultado execrável: o governo da imensa maioria das massas populares se faz por uma minoria privilegiada. Essa minoria, porém, dizem os marxistas, compor-se-á de operários. O trabalho num hospital geral inevitavelmente leva a uma reflexão sobre o dito progresso científico-
    tecnológico. A equipe de saúde vive diariamente situações nas quais fica claro que, nem sempre, é
    verdadeira a história do avanço científico-tecnológico ser um bem, uma meta em si mesma, para o
    homem Vale a pena fazer boas amizades, construir novos relacionamentos; vale a pena lutar pra ser feliz e ajudar alguém a sorrir: vale a pena confiar em Deus, autor da nossa vida e superar as dificuldades

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Micael Paiva Costa - 9°ano A

    Devido estarmos paçando por essa pandemia , a maioria das pessoas estão com problemas sendo ele psicológica, o desemprego ou a falta de leitos hospitalares.
    Eu mesmo , estou sofrendo muito com essa pandemia, pois estou ficando estressado com muita frequência e com muita facilidade.
    Minha educação também está muito corrompida por conta de virus, mais estou me esforçando. Já nem sei mais como é acordar cedo e sei que vai demorar um pouco para me acostumar de novo.


    ResponderExcluir
  10. Antonia Erika Pereira dos Santos 9° A

    O Corona vírus surgiu em Dezembro na China vírus ao qual não foi dada muita importância ate se alastrar por tudo o mundo, a Europa é agora palco da pandemia, sendo Itália a mais afetada, nos restantes países da Ásia e Europa, estão a ser tomadas medidas como a quarentena, os mais afetados pelo vírus são idosos e pessoas com imunidade baixa ou problemas respiratórios toda a população tem de tomar os seus cuidados necessários para a situação não piorar.

    ResponderExcluir
  11. Francisco kauan 9 ano A

    Ultimamente a sociedade,tem andado de cabeça para baixo por causa dessa pandemia relacionada ao covid eu e minha família também estamos conseguindo problemas em relação a essa doença mais vamos ficar bem ,eu acho que tenho sido muito ignorante ultimamente,e não é porque eu quero,para dizer a verdade em muitos momentos não quero parecer grosseiro ou ignorante mas simplesmente eu sou, acho que é devido a minha ansiedade pois eu sou muito ansioso mas em relação ao que eu não sei,e em relação a educação as atividades propostas pela escola são relativamente fáceis e sinceramente não as acho muito"agregadoras de conhecimento",e em relação a saúde o meu pai 

    ResponderExcluir
  12. GaBRIEL CAMPOS DE OLIVEIRA 9A

    Com a pandemia que está acontecendo no mundo todo a sociedade está com medo de contrair o vírus que está levando a vida de muitas pessoas em vários países, como Brasil Estados Unidos França e Itália entre outros, alguns países até já se recuperaram mas ainda existe resíduos do vírus, para que esse vírus não seja contraindo devemos nos tratar para não contrair o vírus levando até a morte qual deve ser os tratamentos que devemos usar máscara que estás com a mãe Geni zada devemos limpar os locais de contato e também evitar aglomerações evitar contato com outras pessoas e se manter em isolamento Para que assim o vírus tem o número menor que podemos voltar as nossas atividades normais a educação deve estar sendo meio difícil pois a maioria dos colégios estão sendo atividades remotas Pois se não número de casos pode aumentar no país em várias situações como no exemplo na parte escolar na parte do trabalho e dentre outros neste momento devemos nos guardar dentro de nossos lares com nossas famílias e devemos confiar nos médicos e nas pessoas que estão lutamos pela vida de outras pessoas.

    ResponderExcluir
  13. Gustavo rocha Carvalho 9 ano a

    Ultimamente a sociedade,tem andado de cabeça para baixo por causa dessa pandemia relacionada ao covid eu e minha família também estamos conseguindo problemas em relação a essa doença mais vamos ficar bem ,eu acho que tenho sido muito ignorante ultimamente,e não é porque eu quero,para dizer a verdade em muitos momentos não quero parecer grosseiro ou ignorante mas simplesmente eu sou, acho que é devido a minha ansiedade pois eu sou muito ansioso mas em relação ao que eu não sei,e em relação a educação as atividades propostas pela escola são relativamente fáceis e sinceramente não as acho muito"agregadoras de conhecimento",e em relação a saúde o meu pai está intubado em uma semi intensiva em Sobral por causa do covid que é uma doença que eu acho que foi criada em laboratório o governo da China diz que não foi eles que criaram ,e nessa hora o meu pai está em um hospital ou semi intensiva sendo tratado e se Deus quiser ele irá melhorar.

    ResponderExcluir
  14. Kersia Nascimento Monção 9°A

    A equipe de saúde vive diariamente situações nas quais fica claro que, nem sempre, é
    verdadeira a história do avanço científico-tecnológico ser um bem, uma meta em si mesma, para o
    homem Vale a pena fazer boas amizades, construir novos relacionamentos; vale a pena lutar pra ser feliz e ajudar alguém a sorrir: vale a pena confiar em Deus, autor da nossa vida e superar as dificuldades.A epidemia de COVID-19 encontra a população brasileira em situação de extrema vulnerabilidade, com altas taxas de desemprego e cortes profundos nas políticas sociais. Ao
    longo dos últimos anos, especialmente após a aprovação da Emenda Constitucional no 95, que
    impõe radical teto de gastos públicos e com as políticas econômicas implantadas pelo atual
    governo, há um crescente e intenso estrangulamento dos investimentos em saúde e pesqui-
    sa no Brasil. É justamente nesses momentos de crise que a sociedade percebe a importância
    para um país de um sistema de ciência e tecnologia forte e de um sistema único de saúde
    que garanta o direito universal à saúde.

    ResponderExcluir
  15. Kersia Nascimento Monção 9°A

    A epidemia de COVID-19 encontra a população brasileira em situação de extrema vulnerabilidade, com altas taxas de desemprego e cortes profundos nas políticas sociais. Ao
    longo dos últimos anos, especialmente após a aprovação da Emenda Constitucional no 95, que
    impõe radical teto de gastos públicos e com as políticas econômicas implantadas pelo atual
    governo, há um crescente e intenso estrangulamento dos investimentos em saúde e pesqui-
    sa no Brasil. É justamente nesses momentos de crise que a sociedade percebe a importância
    para um país de um sistema de ciência e tecnologia forte e de um sistema único de saúde
    que garanta o direito universal à saúde.A equipe de saúde vive diariamente situações nas quais fica claro que, nem sempre, é
    verdadeira a história do avanço científico-tecnológico ser um bem, uma meta em si mesma, para o
    homem Vale a pena fazer boas amizades, construir novos relacionamentos; vale a pena lutar pra ser feliz e ajudar alguém a sorrir: vale a pena confiar em Deus, autor da nossa vida e superar as dificuldades

    ResponderExcluir

IDENTICAR A TESE

  QUARTA-FEIRA, 01 DE SETEMBRO DE 2021 BOM DIA,QUERIDOS(AS) ALUNOS(AS)! HOJE IREMOS TRABALHAR SOBRE- TESE Leia com muita atenção as informaç...