SEGUNDA-FEIRA,19 DE ABRIL DE 2021
OBJETO DE CONHECIMENTO/CONTEÚDO- Prática de Linguagem: Produção de texto
BOM DIA! INICIAREMOS MAIS UMA SEMANA E COM ELA VIRÁ MUITO CONHECIMENTO ,ESPERO QUE TENHAM COMPROMISSO COM SUAS ATIVIDADES E RESPONDAM TUDO DIREITINHO.
Preste bastante atenção na seguinte explicação.
O objetivo da aula é entender e aprender corretamente a escrever um parágrafo.
1- A marcação de parágrafos ocorre pelo recuo da primeira frase do parágrafo em relação à margem, ou seja, deixando um espaço em branco. É importante lembrar que não se colocam marcadores, como flechas, pontos ou travessão no início dos parágrafos; o travessão só pode aparecer se for a fala de um personagem – ainda assim o recuo em relação à margem deve ser deixado, é apenas o recuo (o espaço em branco);
2- Essa dica talvez seja a mais importante: cada parágrafo deve apresentar apenas uma ideia-núcleo. Mas o que é uma ideia-núcleo? É a ideia mais importante do parágrafo, pois a partir dela outras ideias serão desenvolvidas; a essas ideias damos o nome de ideias secundárias. Lembre-se de que as ideias secundárias devem estabelecer uma relação de subordinação com a ideia principal e, caso uma delas tenha mais força e precise ser mais bem desenvolvida, é hora de mudar de parágrafo;
3- Todo parágrafo deve conter um tópico frasal, que nada mais é do que a frase que resume todo o conteúdo da ideia-núcleo. Trata-se de uma afirmação categórica, por isso ela deve ser objetiva e concisa, sendo constituída por, no máximo, três orações. Caso o tópico fique extenso, é sinal de que você deve refazê-lo;
4- Você não sabe qual é o tamanho ideal do parágrafo? Fique tranquilo, mesmo porque não existe nenhuma regra que determine o tamanho exato do parágrafo. Claro que você não deve escrever um parágrafo imenso, pois isso deixaria seu texto mal estruturado e confuso. Tente escrever três frases para cada um, esse é um número satisfatório. Mas, atenção: não permita que seu texto fique engessado, ou seja, não permita que os parágrafos fiquem todos iguaizinhos;
5- Você sabia que um parágrafo também tem uma estrutura padrão? Ele deve ser formado por três partes elementares: a ideia-núcleo, as ideias secundárias e a conclusão (onde se reafirma a ideia-núcleo). Essa estrutura deve ser respeitada principalmente nos textos do tipo dissertativo-argumentativo, lembrando que, em parágrafos curtos, geralmente não há conclusão;
6- Releia seu texto quando terminar de escrevê-lo, assim você poderá encontrar possíveis falhas na paragrafação. Esse exercício final é ótimo para ajudar a localizar problemas relacionados com a coerência e coesão, falhas que comprometem o entendimento global de um texto. Se você notar que em um mesmo parágrafo existem várias ideias-núcleo, não tenha preguiça de reestruturar sua redação e permitir que o leitor possa aproveitar ao máximo as informações que você pretende transmitir.
Logo depois ,assista os vídeos a seguir:
Caso ache necessário faça anotações em seu caderno.
Em seguida, vamos a nossa atividade.
Atividade de Língua Portuguesa
Leia com muita atenção
A princesa e o sapo
QUESTÕES DE INTERPRETAÇÃO
1. O texto é composto por quantos parágrafos?
2. Como é iniciado cada parágrafo? Como ele é encerrado?
3. Assinale as alternativas corretas em relação ao primeiro parágrafo,
( ) Ele apresenta os personagens e os situa no tempo e no espaço.
( ) Apresenta fatos ocorridos com os personagens.
( ) Mostra quem será o personagem principal ao descrevê-lo mais detalhadamente.
4. Em relação ao segundo e ao terceiro parágrafos, responda:
a) Eles apresentam fatos ocorridos com o personagem principal? Justifique sua resposta.
b) Quais são as palavras que mostram as ações praticadas pelo personagem?
c) É possível afirmar que cada um desses parágrafos é um pequeno episódio da história? Justifique sua resposta.
Numa época muito antiga e em um reino muito distante, havia um rei com três lindas filhas. A caçula era a mais bela de todas. Era dona de uma beleza estonteante e até o Sol brilhava mais forte diante de seus encantos.
Em tardezinhas de muito calor, a princesa sentava-se à beira de um grande lago e jogava sua bola dourada, brincando e distraindo-se naquela brisa gostosa.
A bola ia, a bola vinha... até que a moça a jogou com muita força. Ela rolou para longe e foi direto para o fundo do lago. A jovem ficou extremamente triste.
— Ah, minha bola querida. Daria qualquer coisa para quem a trouxesse de volta pra mim... - choramingava a princesa.
Um sapo que estava por ali ouviu os lamentos da princesa e se aproximou dela.
— Eu posso trazer sua bola de volta.
[...]
Irmãos Grimm. A princesa e o sapo. Texto em domínio público e adaptado.
QUESTÕES DE INTERPRETAÇÃO
1. O texto é composto por quantos parágrafos?
2. Como é iniciado cada parágrafo? Como ele é encerrado?
3. Assinale as alternativas corretas em relação ao primeiro parágrafo,
( ) Ele apresenta os personagens e os situa no tempo e no espaço.
( ) Apresenta fatos ocorridos com os personagens.
( ) Mostra quem será o personagem principal ao descrevê-lo mais detalhadamente.
4. Em relação ao segundo e ao terceiro parágrafos, responda:
a) Eles apresentam fatos ocorridos com o personagem principal? Justifique sua resposta.
b) Quais são as palavras que mostram as ações praticadas pelo personagem?
c) É possível afirmar que cada um desses parágrafos é um pequeno episódio da história? Justifique sua resposta.
5. O que retratam o quarto e o sexto parágrafos?
1. O texto é composto por quantos parágrafos?
ResponderExcluirR=6 parágrafos
2. Como é iniciado cada parágrafo? Como ele é encerrado?
R=A primeira linha do parágrafo é iniciada um pouco à frente da margem esquerda da folha, ponto onde se iniciam as restantes linhas do parágrafo. ... O ponto parágrafo indica o fim de um parágrafo, indicando também a necessidade de mudança de linha para o início de um novo parágrafo.
3. Assinale as alternativas corretas em relação ao primeiro parágrafo,
( ) Ele apresenta os personagens e os situa no tempo e no espaço.
( ) Apresenta fatos ocorridos com os personagens.
(X) Mostra quem será o personagem principal ao descrevê-lo mais detalhadamente.
4. Em relação ao segundo e ao terceiro parágrafos, responda:
a) Eles apresentam fatos ocorridos com o personagem principal? Justifique sua resposta.
R=sim,pois pois fala que a princesa
está no grade lago e afins.
b) Quais são as palavras que mostram as ações praticadas pelo personagem?
R=jogou,sentava-se,distraindo-se.
c) É possível afirmar que cada um desses parágrafos é um pequeno episódio da história? Justifique sua resposta.
R=acho que sim.
5. O que retratam o quarto e o sexto parágrafos?
R=..
Lays Cristina 9° ano A
Murilo Marques da Silva 9° A
ResponderExcluir1- 6 parágrafos
2- um pouco à frente onde se iniciam as restantes linhas do parágrafo. E ele é encerrado com um ponto.
3- (C) Mostra quem será o personagem principal ao descrevê-lo mais detalhadamente.
4- A) sim, pois pois fala que a princesa
está no grande lago.
B) jogou,sentava-se,distraindo-se.
C) acho q sim
5- ...
Esdras Willian Moreira da Silva 9°A
ResponderExcluir1-r: 7 parágrafos
2-r: cada parágrafo se inicia com espaço antes de cada palavra. Cada um ponto final
3-r:(c) mostre que será o personagem principal ao descrevê-lo mais detalhadamente
4-
a)-r: sim, pois falando sobre a princesa e o que ela estava fazendo
b)-r: sentava-se, jogava, brincando, e distrando-se
c)-r: sim, pois cada parágrafo com automação de cada um personagem
5-r: a menina brincando com a bola e ela caindo no lago. Eu sapo tendo compaixão dela
Edilardo Albuquerque, 9° A
ResponderExcluir1- 6 parágrafos
2- É começado sempre a frente do começo, mais ou menos um dedo .
E termina com ponto final em qualquer lugar da folha
3- (X) mostra quem é o personagem principal ao descreve-lo mais detalhadamente
4-
A)sim , pois a princesa está no grande lago
B) jogou , destraindo-se
C) Sim , pois detalha muita coisa
5- o final da história
👀 eu estou vendo vc pegando resposta !
Maria Luíza Teixeira Brandão 9A manhã
ResponderExcluir1)5 parágrafos
2)Todo parágrafo é iniciado com letra maiúscula e finalizado com um ponto final.
3)(x) Mostra quem será o personagem principal ao descrevê-lo mais detalhadamente.
4) a) sim.pois conta q a princesa estava no lago e tbm destaca o ocorrido.
B)jogou,ficou,distraindo-se.
C) na minha opniao é um só episódio onde um parágrafo da continuidade a outro.
5) retrata o momento em q q princesa diz q daria tudo a quem lhes trouxesse sua bola de volta e tbm quando o sapo escuta e a diz q pode trazer a bola.
1= O texto é composto por quantos parágrafos?
ResponderExcluirR= 6 parágrafos.
2. Como é iniciado cada parágrafo? Como ele é encerrado?
R= A primeira frase do parágrafo é deixado um espaço em branco
R= O fim do parágrafo indica um ponto no final que termina o texto.
3. Assinale as alternativas corretas em relação ao primeiro parágrafo,
( ) Ele apresenta os personagens e os situa no tempo e no espaço.
( ) Apresenta fatos ocorridos com os personagens.
(x) Mostra quem será o personagem principal ao descrevê-lo mais detalhadamente.
4. Em relação ao segundo e ao terceiro parágrafos, responda:
a) Eles apresentam fatos ocorridos com o personagem principal? Justifique sua resposta.
R=sim,pois pois fala que a princesa
está no grade lago e jogava a bola ia e voltava.
b) Quais são as palavras que mostram as ações praticadas pelo personagem?
R=jogou,sentava-se.
c) É possível afirmar que cada um desses parágrafos é um pequeno episódio da história? Justifique sua resposta.
R= Sim,pois cada parágrafo indica uma automação de cada um dos personagens.
5. O que retratam o quarto e o sexto parágrafos?
R= um sapo estava por ali e ouviu os lamentáveis da princesa e o sapo disse que não podia trazer a bola.
Paulo Anderson dias Araújo 9°A
Tayelle Matos de Sousa-9°A
ResponderExcluir1-7 parágrafos
2-No começo da linha, com letra maiúscula.
3-(c) mostra quem será o personagem principal ao descrevê-lo mais detalhadamente.
4-a)sim, no terceiro parágrafo o autor fala "Em tardezinhas de muito calor, a princesa sentava-se à beira de um grande lago "
b)sentava-se;jogava;brincando;distraindo-se
c)sim, é a mesma coisa que um série, série é dividida por episódios e o texto é dividido por parágrafos, a única diferença é que o texto é escrito.
5-fala que a princesa está brincando com a bola, e a bola cai no lago. Já no sexto parágrafo, fala que o sapo foi onde a princesa estava para ajudá-la.
Nome:Ernandim Ferreira de Albuquerque. Turma:9°A
ResponderExcluir1) (6) parágrafos.
2) começa com um espaço em Branco e a letra maiúscula e termina com um ponto final um ponto Parágrafo.
3)(X) mostra que será o personagem principal ao descrever mais detalhes.
4)A)sim pois nesses parágrafos fala que a princesa gostava de brincar.
B) jogou,sentava-se,distraiu-se.
C)Sim pois cada parágrafo fala uma coisa diferente
5) fala do momento em que o sapo fala para menina e pode buscar a bola.
Maria Júlia Brandão 9A
ResponderExcluir1- 6 parágrafos
2- Todo parágrafo é iniciado com letra maiúscula e finalizado com um ponto final
3-c)Mostra quem será o personagem principal ao descrevê-lo mais detalhadamente
4-a) sim pois descreve que a princesa estava no grande lago
b) jogou,sentava-se,distraindo-se
c) Sim pois cada um fala de um episódio diferente da história
5-fala do momento em que o sapo fala para menina e pode buscar a bola.
1- 6 parágrafos
ResponderExcluir2- Todo parágrafo é iniciado com letra maiúscula e finalizado com um ponto final
3-c)Mostra quem será o personagem principal ao descrevê-lo mais detalhadamente
4-a) sim pois descreve que a princesa estava no grande lago
b) jogou,sentava-se,distraindo-se
c) Sim pois cada um fala de um episódio diferente da história
5-fala do momento em que o sapo fala para menina e pode buscar a bola
KAIO MARCIO DOURADO DA SILVA
1. 6 parágrafos
ResponderExcluir2.Com um pequeno espaço à frente da margem e termina com um ponto final
3(x)Mostra quem será o personagem principal ao descrevê-lo mais detalhadamente
4.a)Sim,pois e aí que a história começa
b)Sentava-se,jogava,brincando, etc....
c)Sim,pois cada um fala sobre uma parte da historia
5.O clímax e o desfecho da história
MARIA JOSE 9°A
ResponderExcluir1rs=6
2rs=ele inicia com um espaço recuado a esquerda e é finalizado com um ponto
3rs=(×) Mostra quem será o personagem principal ao descrevê-lo mais detalhadamente.
4rs=A)sim , pois a princesa está no grande lago
B) jogou , destraindo-se
C) Sim , pois detalha muita coisa
5rs=o quarto e oseisto parágrafo são falados dos personagens
Ryuko Masaro Moura Kohashi da Costa turma 9°A
ResponderExcluir1-6 parágrafos.
2-todos os parágrafos começão com letra maiúscula e se finalizam com ponto final.
3-(X)mostra quem será o personagem principal ao descrevê-lo mais detalhadamente.
4°A)-sim,fala que a princesa está em um grande lago
B)-rolou,jogou e choramingar.
C)-sim porque a história foi mais ou menos resúmida.
5-retrata resúmidamente que a bola caiu no lagora e um sapo oferece ajuda a menina.
depois me de o seu contato
ExcluirAntonia Erika Pereira dos Santos 9°A
ResponderExcluir1- 6 parágrafos
2- É começado sempre a frente do começo, mais ou menos um dedo .
E termina com ponto final em qualquer lugar da folha
3-mostra quem é o personagem principal ao descreve-lo mais detalhadamente
4-
A)sim , pois a descreve que a princesa está no grande lago
B) jogou , destraindo-se
C) Sim , pois a história foi mas ou menos resumida
5-retrata que a bola caiu no lagora e um sapo oferece ajuda a menina
José Erasmo Sousa Hilario 9°A
ResponderExcluir1)6 parágrafos
2)Todo parágrafo é iniciado com letra maiúscula e finalizado com um ponto final.
3)(x) Mostra quem será o personagem principal ao descrevê-lo mais detalhadamente
.
4) a) sim.pois conta q a princesa estava no lago e tbm destaca o ocorrido.
B)jogou,ficou,distraindo-se.
C) sim pois a história foi mais ou menos resumida
5) retrata resumidamente que a bola caiu no lago e o sapo oferece ajuda a menina
Antônia Rogelia da costa 9°A
ResponderExcluir1=6 parágrafos
2=todos os parágrafos começão com letra maiúscula e se finalizam com ponto final
3=mostra quem é o personagem principal ao descreve-lo mais detalhadamente
4=a) sim.pois conta q a princesa estava no lago e tbm destaca o ocorrido.
B)jogou,ficou,distraindo-se
C) sim pois a história foi mais ou menos resumida
5=retrata que a bola caiu no lagora e um sapo oferece ajuda a menina
Nicolas Frank
ResponderExcluir1-6 parágrafos.
2- É começado sempre a frente do começo, mais ou menos um dedo .
E termina com ponto final em qualquer lugar da folha
3- (C) Mostra quem será o personagem principal ao descrevê-lo mais detalhadamente.
5-retrata resúmidamente que a bola caiu no lagora e um sapo oferece ajuda a menina.
Aluno: Kelison Ferreira de Sousa
ResponderExcluir1. 6 parágrafos.
2. O parágrafo é iniciado com um pequeno espaço em branco antes da primeira palavra, e termina com um ponto final.
3. (C) Mostra quem será o personagem principal ao descrevê-lo mais detalhadamente.
4. a) Sim porque conta que a princesa estava no grande lago.
b) Jogou; sentava-se; distraindo-se.
c) Sim, detalha muita coisa.
5. Retrata que a bola caiu no lago e o sapo ofereceu ajuda.
Francisco kauan 9 ano A
ResponderExcluir1. 6 página
2. O parágrafo é iniciado com um pequeno espaço em branco antes da primeira palavra, e termina.
3. (C) Mostra quem será o personagem principal ao detalhadamente.
4. a) Sim porque conta que a princesa estava.
b) Jogou; sentava-se; distraindo-se.
c) Sim, detalha muita coisa.
5. Retrata que a bola caiu no lago.
Gustavo rocha carvalho 9°A manhã
ResponderExcluir1-r: 7 parágrafos
2-r: cada parágrafo se inicia com espaço antes de cada palavra. Cada um ponto final
3-r:(c) mostre que será o personagem principal ao descrevê-lo mais detalhadamente
4-
a)-r: sim, pois falando sobre a princesa e o que ela estava fazendo
b)-r: sentava-se, jogava, brincando, e distrando-se
c)-r: sim, pois cada parágrafo com automação de cada um personagem
5-r: a menina brincando com a bola e ela caindo no lago. Eu sapo tendo compaixão dela
Kersia nacimento // 9°A
ResponderExcluir1° 6 paragrafos
2°parágrafo é iniciada um pouco à frente da margem esquerda da folha, ponto onde se iniciam as restantes linhas do parágrafo.
3°(c)
4°) (A) sim.pois conta q a princesa estava no lago e tbm destaca o ocorrido.
(B)sentava-se, jogava, brincando, e distrando-se
(C)sim, pois cada parágrafo com automação de cada um personagem
5°Retrata que a bola caiu no lago