domingo, 18 de abril de 2021

Prática de Linguagem: Produção de texto

SEGUNDA-FEIRA,19 DE ABRIL DE 2021

OBJETO DE CONHECIMENTO/CONTEÚDO- Prática de Linguagem: Produção de texto

BOM DIA! INICIAREMOS MAIS UMA SEMANA E COM ELA VIRÁ MUITO CONHECIMENTO ,ESPERO QUE TENHAM COMPROMISSO COM SUAS ATIVIDADES E RESPONDAM TUDO DIREITINHO.

Preste bastante atenção na seguinte explicação.

O objetivo da aula é entender e aprender corretamente a escrever um parágrafo.

1- A marcação de parágrafos ocorre pelo recuo da primeira frase do parágrafo em relação à margem, ou seja, deixando um espaço em branco. É importante lembrar que não se colocam marcadores, como flechas, pontos ou travessão no início dos parágrafos; o travessão só pode aparecer se for a fala de um personagem – ainda assim o recuo em relação à margem deve ser deixado, é apenas o recuo (o espaço em branco);

2- Essa dica talvez seja a mais importante: cada parágrafo deve apresentar apenas uma ideia-núcleo. Mas o que é uma ideia-núcleo? É a ideia mais importante do parágrafo, pois a partir dela outras ideias serão desenvolvidas; a essas ideias damos o nome de ideias secundárias. Lembre-se de que as ideias secundárias devem estabelecer uma relação de subordinação com a ideia principal e, caso uma delas tenha mais força e precise ser mais bem desenvolvida, é hora de mudar de parágrafo;

3- Todo parágrafo deve conter um tópico frasal, que nada mais é do que a frase que resume todo o conteúdo da ideia-núcleo. Trata-se de uma afirmação categórica, por isso ela deve ser objetiva e concisa, sendo constituída por, no máximo, três orações. Caso o tópico fique extenso, é sinal de que você deve refazê-lo;

4- Você não sabe qual é o tamanho ideal do parágrafo? Fique tranquilo, mesmo porque não existe nenhuma regra que determine o tamanho exato do parágrafo. Claro que você não deve escrever um parágrafo imenso, pois isso deixaria seu texto mal estruturado e confuso. Tente escrever três frases para cada um, esse é um número satisfatório. Mas, atenção: não permita que seu texto fique engessado, ou seja, não permita que os parágrafos fiquem todos iguaizinhos;

5- Você sabia que um parágrafo também tem uma estrutura padrão? Ele deve ser formado por três partes elementares: a ideia-núcleo, as ideias secundárias e a conclusão (onde se reafirma a ideia-núcleo). Essa estrutura deve ser respeitada principalmente nos textos do tipo dissertativo-argumentativo, lembrando que, em parágrafos curtos, geralmente não há conclusão;

6- Releia seu texto quando terminar de escrevê-lo, assim você poderá encontrar possíveis falhas na paragrafação. Esse exercício final é ótimo para ajudar a localizar problemas relacionados com a coerência e coesão, falhas que comprometem o entendimento global de um texto. Se você notar que em um mesmo parágrafo existem várias ideias-núcleo, não tenha preguiça de reestruturar sua redação e permitir que o leitor possa aproveitar ao máximo as informações que você pretende transmitir.

Logo depois ,assista os vídeos a seguir:
Caso ache necessário faça anotações em seu caderno.

Em seguida, vamos a nossa atividade.

Atividade de Língua Portuguesa
Leia com muita atenção
                                   A princesa e o sapo

Numa época muito antiga e em um reino muito distante, havia um rei com três lindas filhas. A caçula era a mais bela de todas. Era dona de uma beleza estonteante e até o Sol brilhava mais forte diante de seus encantos.
Em tardezinhas de muito calor, a princesa sentava-se à beira de um grande lago e jogava sua bola dourada, brincando e distraindo-se naquela brisa gostosa.
A bola ia, a bola vinha... até que a moça a jogou com muita força. Ela rolou para longe e foi direto para o fundo do lago. A jovem ficou extremamente triste.
— Ah, minha bola querida. Daria qualquer coisa para quem a trouxesse de volta pra mim... - choramingava a princesa.
Um sapo que estava por ali ouviu os lamentos da princesa e se aproximou dela.
— Eu posso trazer sua bola de volta.
[...]
Irmãos Grimm. A princesa e o sapo. Texto em domínio público e adaptado.

QUESTÕES DE INTERPRETAÇÃO

1. O texto é composto por quantos parágrafos?

2. Como é iniciado cada parágrafo? Como ele é encerrado?

3. Assinale as alternativas corretas em relação ao primeiro parágrafo,

( ) Ele apresenta os personagens e os situa no tempo e no espaço.

( ) Apresenta fatos ocorridos com os personagens.

( ) Mostra quem será o personagem principal ao descrevê-lo mais detalhadamente.

4. Em relação ao segundo e ao terceiro parágrafos, responda:

a) Eles apresentam fatos ocorridos com o personagem principal? Justifique sua resposta.

b) Quais são as palavras que mostram as ações praticadas pelo personagem?

c) É possível afirmar que cada um desses parágrafos é um pequeno episódio da história? Justifique sua resposta.
                                                                                                     
5. O que retratam o quarto e o sexto parágrafos?

 

 

 

22 comentários:

  1. 1. O texto é composto por quantos parágrafos?
    R=6 parágrafos

    2. Como é iniciado cada parágrafo? Como ele é encerrado?
    R=A primeira linha do parágrafo é iniciada um pouco à frente da margem esquerda da folha, ponto onde se iniciam as restantes linhas do parágrafo. ... O ponto parágrafo indica o fim de um parágrafo, indicando também a necessidade de mudança de linha para o início de um novo parágrafo.

    3. Assinale as alternativas corretas em relação ao primeiro parágrafo,

    ( ) Ele apresenta os personagens e os situa no tempo e no espaço.

    ( ) Apresenta fatos ocorridos com os personagens.

    (X) Mostra quem será o personagem principal ao descrevê-lo mais detalhadamente.

    4. Em relação ao segundo e ao terceiro parágrafos, responda:

    a) Eles apresentam fatos ocorridos com o personagem principal? Justifique sua resposta.
    R=sim,pois pois fala que a princesa
    está no grade lago e afins.

    b) Quais são as palavras que mostram as ações praticadas pelo personagem?
    R=jogou,sentava-se,distraindo-se.

    c) É possível afirmar que cada um desses parágrafos é um pequeno episódio da história? Justifique sua resposta.
    R=acho que sim.

    5. O que retratam o quarto e o sexto parágrafos?
    R=..


    Lays Cristina 9° ano A

    ResponderExcluir
  2. Murilo Marques da Silva 9° A

    1- 6 parágrafos

    2- um pouco à frente onde se iniciam as restantes linhas do parágrafo. E ele é encerrado com um ponto.

    3- (C) Mostra quem será o personagem principal ao descrevê-lo mais detalhadamente.

    4- A) sim, pois pois fala que a princesa
    está no grande lago.

    B) jogou,sentava-se,distraindo-se.

    C) acho q sim

    5- ...

    ResponderExcluir
  3. Esdras Willian Moreira da Silva 9°A

    1-r: 7 parágrafos

    2-r: cada parágrafo se inicia com espaço antes de cada palavra. Cada um ponto final

    3-r:(c) mostre que será o personagem principal ao descrevê-lo mais detalhadamente

    4-
    a)-r: sim, pois falando sobre a princesa e o que ela estava fazendo
    b)-r: sentava-se, jogava, brincando, e distrando-se
    c)-r: sim, pois cada parágrafo com automação de cada um personagem

    5-r: a menina brincando com a bola e ela caindo no lago. Eu sapo tendo compaixão dela

    ResponderExcluir
  4. Edilardo Albuquerque, 9° A

    1- 6 parágrafos

    2- É começado sempre a frente do começo, mais ou menos um dedo .
    E termina com ponto final em qualquer lugar da folha

    3- (X) mostra quem é o personagem principal ao descreve-lo mais detalhadamente

    4-
    A)sim , pois a princesa está no grande lago
    B) jogou , destraindo-se
    C) Sim , pois detalha muita coisa

    5- o final da história


    👀 eu estou vendo vc pegando resposta !

    ResponderExcluir
  5. Maria Luíza Teixeira Brandão 9A manhã

    1)5 parágrafos
    2)Todo parágrafo é iniciado com letra maiúscula e finalizado com um ponto final.
    3)(x) Mostra quem será o personagem principal ao descrevê-lo mais detalhadamente.
    4) a) sim.pois conta q a princesa estava no lago e tbm destaca o ocorrido.
    B)jogou,ficou,distraindo-se.
    C) na minha opniao é um só episódio onde um parágrafo da continuidade a outro.
    5) retrata o momento em q q princesa diz q daria tudo a quem lhes trouxesse sua bola de volta e tbm quando o sapo escuta e a diz q pode trazer a bola.

    ResponderExcluir
  6. 1= O texto é composto por quantos parágrafos?
    R= 6 parágrafos.

    2. Como é iniciado cada parágrafo? Como ele é encerrado?
    R= A primeira frase do parágrafo é deixado um espaço em branco
    R= O fim do parágrafo indica um ponto no final que termina o texto.

    3. Assinale as alternativas corretas em relação ao primeiro parágrafo,

    ( ) Ele apresenta os personagens e os situa no tempo e no espaço.

    ( ) Apresenta fatos ocorridos com os personagens.

    (x) Mostra quem será o personagem principal ao descrevê-lo mais detalhadamente.

    4. Em relação ao segundo e ao terceiro parágrafos, responda:

    a) Eles apresentam fatos ocorridos com o personagem principal? Justifique sua resposta.
    R=sim,pois pois fala que a princesa
    está no grade lago e jogava a bola ia e voltava.

    b) Quais são as palavras que mostram as ações praticadas pelo personagem?
    R=jogou,sentava-se.

    c) É possível afirmar que cada um desses parágrafos é um pequeno episódio da história? Justifique sua resposta.
    R= Sim,pois cada parágrafo indica uma automação de cada um dos personagens.

    5. O que retratam o quarto e o sexto parágrafos?
    R= um sapo estava por ali e ouviu os lamentáveis da princesa e o sapo disse que não podia trazer a bola.

    Paulo Anderson dias Araújo 9°A

    ResponderExcluir
  7. Tayelle Matos de Sousa-9°A

    1-7 parágrafos

    2-No começo da linha, com letra maiúscula.

    3-(c) mostra quem será o personagem principal ao descrevê-lo mais detalhadamente.

    4-a)sim, no terceiro parágrafo o autor fala "Em tardezinhas de muito calor, a princesa sentava-se à beira de um grande lago "

    b)sentava-se;jogava;brincando;distraindo-se

    c)sim, é a mesma coisa que um série, série é dividida por episódios e o texto é dividido por parágrafos, a única diferença é que o texto é escrito.

    5-fala que a princesa está brincando com a bola, e a bola cai no lago. Já no sexto parágrafo, fala que o sapo foi onde a princesa estava para ajudá-la.

    ResponderExcluir
  8. Nome:Ernandim Ferreira de Albuquerque. Turma:9°A

    1) (6) parágrafos.

    2) começa com um espaço em Branco e a letra maiúscula e termina com um ponto final um ponto Parágrafo.

    3)(X) mostra que será o personagem principal ao descrever mais detalhes.

    4)A)sim pois nesses parágrafos fala que a princesa gostava de brincar.

    B) jogou,sentava-se,distraiu-se.

    C)Sim pois cada parágrafo fala uma coisa diferente

    5) fala do momento em que o sapo fala para menina e pode buscar a bola.

    ResponderExcluir
  9. Maria Júlia Brandão 9A

    1- 6 parágrafos

    2- Todo parágrafo é iniciado com letra maiúscula e finalizado com um ponto final

    3-c)Mostra quem será o personagem principal ao descrevê-lo mais detalhadamente

    4-a) sim pois descreve que a princesa estava no grande lago

    b) jogou,sentava-se,distraindo-se

    c) Sim pois cada um fala de um episódio diferente da história

    5-fala do momento em que o sapo fala para menina e pode buscar a bola.

    ResponderExcluir
  10. 1- 6 parágrafos

    2- Todo parágrafo é iniciado com letra maiúscula e finalizado com um ponto final

    3-c)Mostra quem será o personagem principal ao descrevê-lo mais detalhadamente

    4-a) sim pois descreve que a princesa estava no grande lago

    b) jogou,sentava-se,distraindo-se

    c) Sim pois cada um fala de um episódio diferente da história

    5-fala do momento em que o sapo fala para menina e pode buscar a bola

    KAIO MARCIO DOURADO DA SILVA

    ResponderExcluir
  11. 1. 6 parágrafos


    2.Com um pequeno espaço à frente da margem e termina com um ponto final


    3(x)Mostra quem será o personagem principal ao descrevê-lo mais detalhadamente


    4.a)Sim,pois e aí que a história começa

    b)Sentava-se,jogava,brincando, etc....

    c)Sim,pois cada um fala sobre uma parte da historia


    5.O clímax e o desfecho da história

    ResponderExcluir
  12. MARIA JOSE 9°A

    1rs=6

    2rs=ele inicia com um espaço recuado a esquerda e é finalizado com um ponto

    3rs=(×) Mostra quem será o personagem principal ao descrevê-lo mais detalhadamente.

    4rs=A)sim , pois a princesa está no grande lago
    B) jogou , destraindo-se
    C) Sim , pois detalha muita coisa

    5rs=o quarto e oseisto parágrafo são falados dos personagens

    ResponderExcluir
  13. Ryuko Masaro Moura Kohashi da Costa turma 9°A

    1-6 parágrafos.

    2-todos os parágrafos começão com letra maiúscula e se finalizam com ponto final.

    3-(X)mostra quem será o personagem principal ao descrevê-lo mais detalhadamente.

    4°A)-sim,fala que a princesa está em um grande lago
    B)-rolou,jogou e choramingar.
    C)-sim porque a história foi mais ou menos resúmida.

    5-retrata resúmidamente que a bola caiu no lagora e um sapo oferece ajuda a menina.

    ResponderExcluir
  14. Antonia Erika Pereira dos Santos 9°A

    1- 6 parágrafos

    2- É começado sempre a frente do começo, mais ou menos um dedo .
    E termina com ponto final em qualquer lugar da folha

    3-mostra quem é o personagem principal ao descreve-lo mais detalhadamente

    4-
    A)sim , pois a descreve que a princesa está no grande lago
    B) jogou , destraindo-se
    C) Sim , pois a história foi mas ou menos resumida

    5-retrata que a bola caiu no lagora e um sapo oferece ajuda a menina

    ResponderExcluir
  15. José Erasmo Sousa Hilario 9°A

    1)6 parágrafos

    2)Todo parágrafo é iniciado com letra maiúscula e finalizado com um ponto final.

    3)(x) Mostra quem será o personagem principal ao descrevê-lo mais detalhadamente
    .
    4) a) sim.pois conta q a princesa estava no lago e tbm destaca o ocorrido.

    B)jogou,ficou,distraindo-se.

    C) sim pois a história foi mais ou menos resumida

    5) retrata resumidamente que a bola caiu no lago e o sapo oferece ajuda a menina

    ResponderExcluir
  16. Antônia Rogelia da costa 9°A
    1=6 parágrafos

    2=todos os parágrafos começão com letra maiúscula e se finalizam com ponto final

    3=mostra quem é o personagem principal ao descreve-lo mais detalhadamente

    4=a) sim.pois conta q a princesa estava no lago e tbm destaca o ocorrido.
    B)jogou,ficou,distraindo-se
    C) sim pois a história foi mais ou menos resumida

    5=retrata que a bola caiu no lagora e um sapo oferece ajuda a menina

    ResponderExcluir
  17. Nicolas Frank

    1-6 parágrafos.

    2- É começado sempre a frente do começo, mais ou menos um dedo .
    E termina com ponto final em qualquer lugar da folha

    3- (C) Mostra quem será o personagem principal ao descrevê-lo mais detalhadamente.

    5-retrata resúmidamente que a bola caiu no lagora e um sapo oferece ajuda a menina.

    ResponderExcluir
  18. Aluno: Kelison Ferreira de Sousa

    1. 6 parágrafos.

    2. O parágrafo é iniciado com um pequeno espaço em branco antes da primeira palavra, e termina com um ponto final.

    3. (C) Mostra quem será o personagem principal ao descrevê-lo mais detalhadamente.

    4. a) Sim porque conta que a princesa estava no grande lago.

    b) Jogou; sentava-se; distraindo-se.

    c) Sim, detalha muita coisa.

    5. Retrata que a bola caiu no lago e o sapo ofereceu ajuda.

    ResponderExcluir
  19. Francisco kauan 9 ano A

    1. 6 página


    2. O parágrafo é iniciado com um pequeno espaço em branco antes da primeira palavra, e termina.


    3. (C) Mostra quem será o personagem principal ao detalhadamente.


    4. a) Sim porque conta que a princesa estava.


    b) Jogou; sentava-se; distraindo-se.


    c) Sim, detalha muita coisa.


    5. Retrata que a bola caiu no lago.

    ResponderExcluir
  20. Gustavo rocha carvalho 9°A manhã

    1-r: 7 parágrafos

    2-r: cada parágrafo se inicia com espaço antes de cada palavra. Cada um ponto final

    3-r:(c) mostre que será o personagem principal ao descrevê-lo mais detalhadamente

    4-
    a)-r: sim, pois falando sobre a princesa e o que ela estava fazendo
    b)-r: sentava-se, jogava, brincando, e distrando-se
    c)-r: sim, pois cada parágrafo com automação de cada um personagem

    5-r: a menina brincando com a bola e ela caindo no lago. Eu sapo tendo compaixão dela

    ResponderExcluir
  21. Kersia nacimento // 9°A

    1° 6 paragrafos

    2°parágrafo é iniciada um pouco à frente da margem esquerda da folha, ponto onde se iniciam as restantes linhas do parágrafo.

    3°(c)

    4°) (A) sim.pois conta q a princesa estava no lago e tbm destaca o ocorrido.
    (B)sentava-se, jogava, brincando, e distrando-se
    (C)sim, pois cada parágrafo com automação de cada um personagem

    5°Retrata que a bola caiu no lago

    ResponderExcluir

IDENTICAR A TESE

  QUARTA-FEIRA, 01 DE SETEMBRO DE 2021 BOM DIA,QUERIDOS(AS) ALUNOS(AS)! HOJE IREMOS TRABALHAR SOBRE- TESE Leia com muita atenção as informaç...