segunda-feira, 5 de abril de 2021

Conjunções Subordinativas: causais, condicionais, concessivas, comparativas e conformativas. Prática de Linguagem: Análise Linguística Semiótica.

 Segunda -feira ,05 de Abril de 2020

AMADOS E AMADAS ALUNOS(AS)!
Iniciaremos mais uma semana e com ela virão muitas expectativas e aprendizagens, peço que se comprometam com suas atividades e tirem suas dúvidas comigo!
Hoje nosso conteúdo será:
Conjunções Subordinativas: causais, condicionais, concessivas, comparativas e conformativas.  
Prática de Linguagem: Análise Linguística Semiótica.

Hora de Aprender! Siga todas as orientações:
1º passo- Assista os vídeos a seguir:


Em seguida faremos uma leitura do conteúdo abaixo, faça anotações e tire suas dúvidas comigo no Pv.

O que são conjunções Subordinativas?
As conjunções subordinativas são palavras invariáveis, cuja função é unir orações, pois uma delas exerce o papel principal, e a outra, o papel de subordinada, ou seja, dependente da primeira para a construção completa de seu sentido.
Hoje iremos estudar algumas dessas conjunções:

Classificação e função das conjunções subordinativas

→ Conjunções causaisiniciam a oração que expressa a razão de um determinado acontecimento exposto em outra oração.

    Exemplos

    • Reescreva este trecho da redação, pois está confuso.

    • Elaborei o projeto da minha casa, visto que sou engenheiro.

    → Conjunções condicionaisiniciam a oração que contém uma condição ou uma hipótese relacionada a um acontecimento expresso em outra oração.

    Exemplos

    • Se eu conseguir estudar toda a matéria, poderei sair.

    • Marina cometeu um erro, a menos que haja duas maneiras de fazer este tipo de bolo.

    • → Conjunções conformativas: introduzem uma oração que expressa uma concordância, uma associação com o que está contido na outra oração.

      Exemplos

      • Conforme Caetano Veloso canta, “Gente é pra brilhar. Não pra morrer de fome”.

      • Segundos dados do IBGE, o número de idosos deve dobrar até 2042.

      → Conjunções concessivas: introduzem uma oração na qual se percebe um fato diverso, mas não capaz de anular o que foi estabelecido na outra oração. Há uma convivência entre as duas informações.

      Exemplos

      • Apesar de a empresa estar em crise, ela mantém a carga horária dos funcionários.

      • Não sei sobre o que você está falando, embora imagine.

      → Conjunções comparativas: iniciam uma oração responsável por fazer um paralelo, uma comparação com o que foi manifestado em outra oração.

      Exemplos

      • Maria chegou à festa como um belo cisne chega ao lago.

      • Os estudos mostram uma incidência maior de cloreto de sódio nos alimentos industrializados.

      • João teve um desempenho melhor do que Cássio.

      → Conjunções consecutivas: apresentam uma consequência, um desdobramento de uma informação presente numa outra oração.

      Exemplos

      • Os estudos presenciais foram paralisados, de modo que os alunos tiveram um prejuízo no andamento da matéria.

      • A violência dos ladrões foi tamanha que levou a mulher a ter um infarto.

        Agora é hora da atividade.     ( Deixe as respostas aqui no blog)                                                                                                                                                                                 1-Leia com atenção

        “Como a economia dependia da agro exportação, o problema consistia simplesmente em ligar as regiões produtores aos portos marítimos”.

        As duas afirmativas do período acima transcrito denotam relação de:

        a)    Finalidade e conclusão.

        b)    Consequência e condição.

        c)    Conclusão e ressalva.

        d)    Condição e finalidade.

        e)    Causa e consequência.                                                                                                                 2-Identifique as conjunções assinaladas nos casos abaixo:

        1. Saí mais cedo porque tive medo de tomar chuva.  conjunção____________ )
        2. Embora com sono, o bebê resistia. (____________________)
        3. O roteirista escreve como lhe surge a inspiração.: _________________)                              
        4. Parecia mais atrapalhado que o habitual. (Resposta: _________________)
        5. A comida estava tão quente que ardeu-lhe o lábio ( _______________)                   3-Leia com muita atenção:
      • Sabendo que uma mesma conjunção subordinativa, dependendo do contexto em que estiver  empregada, pode adquirir sentidos diferentes, analise as orações abaixo, atribuindo a classificação adequada a cada uma das conjunções em destaque:

        a – Como não havia recursos financeiros suficientes, as obras ficaram paralisadas.

        R-  – Conjunção subordinativa causal.

        b – Fizemos a pesquisa como o professor indicou.

        _______________________________________

        c – Você é meiga como uma flor.

        _______________________________________

        d – Desde que você apresente justificativa poderá faltar à reunião.

        ________________________________________
                    

    21 comentários:

    1. Ryuko Masaro Moura Kohashi da Costa turma do 9°A

      1-(d)

      2-1.porque
      2.embora
      3.como
      4.que
      5.tão

      3°B-conformativa.
      C-comparativa.
      D-condicional.

      ResponderExcluir
    2. 1-D)CONDIÇÃO E FINALIDADE.
      2-1)CONJUGAÇÃO CASUAL.
      2)CONJUGAÇÃO CONCESSIVA.
      3)CONJUGAÇÃO CONFORMATIVA.
      4)CONJUGAÇÃO COMPARATIVA.
      5)CONJUGAÇÃO CONCESSIVA.
      3-b)CASUAL.
      c)CONFORMATIVA.
      d)CONCESSIVA.





      LAYS CRISTINA 9° ANO A

      ResponderExcluir
    3. Aarão Lima Brandão 9°A

      1.d)condição e finalidade


      2.1-condição
      2-conclusão
      3-finalidade
      4-comparativa
      5-consecutiva


      3.b)conjunção subordinada de finalidade

      c)conjunção subordinada comparativa

      d)conjunção subordinada de condição

      ResponderExcluir
    4. Murilo Marques da Silva 9° A


      1- d) condição e finalidade.

      2- A) conjunção causal

      B) concessiva

      C) conformativa

      D) comparativa

      E) consecutiva

      3- B) Conformativa

      C) comparação

      D) Condicional

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Micael Paiva Costa - 9°ano A

        1-) d)

        2-) A) causa.
        B) concessiva.
        C) conformativa.
        D) comparativa.
        E) consecutiva.

        3-) a)causa.
        B) Conformativa.
        C) comparação.
        D) Condicional.

        Excluir
    5. Esdras Willian Moreira da Silva 9°A

      1-:(d)

      2-
      a)-: causa
      b)-concessiva
      c)-conformativa
      d)-comparativa
      e)-consecutiva

      3-
      a)-casual
      b)-consecutiva
      c)-comparativa
      d)-condicional

      ResponderExcluir
    6. Antonia Erika Pereira dos Santos 9°A

      1- letra D

      2-
      1-causa
      2- concessiva
      3- conformativa
      4-comparativa
      5- consecutiva

      3-b) casual
      C) conformativa
      D) condicional

      ResponderExcluir
    7. 1= (D)
      2=
      (1)Causa
      (2)Confessava
      (3)Conformativa
      (4)Comparativa
      (5)Consecutiva
      3b= Conformativa
      c= Comparativa
      d= Condicional

      Paulo Anderson dias Araújo 9°A

      ResponderExcluir
    8. Maria Júlia Brandão
      9A

      1- letra D
      2-condições/conclusão/finalidade/comparativa/consecutiva.
      3-b- casual
      c- conformativa
      d- condicional

      ResponderExcluir
    9. Maria José 9A

      1rs=d

      2=
      (1)causa
      (2)conserva
      (3)comformativa
      (4)comparativa
      (5)consecutiva
      3-b comformativa
      C,comparaçao
      D,condicionau

      ResponderExcluir
    10. Maria Luíza Brandão 9A manhã

      1)D)condição e finalidade.
      2a)conjuncao subordinada casual.
      2b)conjunção subordinada consessiva.
      2c)conjuncao subordinada confirmaria.
      2d) conjunção subordinada comparativa
      2e) conjunção subordinada comparativa.

      3b) conjuncao subordinada comparativa
      3c)conjunção subordinada comparativa
      3d) conjunção subordinada condicional.

      ResponderExcluir
    11. 1)D) Condição e Finalidade.

      2)1) causa.

      2) concessiva.

      3) comparativa

      4) comparativa.

      5) consecutiva.

      3)B)conjunção subordinada comparativa.

      C) conjunção subordinada comparativa

      D) conjunção subordinada concessiva

      Nome:Ernandim Ferreira de Albuquerque.
      Turma:9°A

      ResponderExcluir

    12. 1)D)condição e finalidade.

      2a)conjuncao subordinada casual

      2b)conjunção subordinada consessiva.

      2c)conjuncao subordinada confirmaria.

      2d) conjunção subordinada comparativa

      2e) conjunção subordinada comparativa.

      3- B) Conformativa

      C) comparação

      D) Condicional

      KAIO MARCIO DOURADO DA SILVA

      ResponderExcluir
    13. Edilardo Albuquerque , 9° A

      1- D
      2-(1) condição
      (2) conclusão
      (3) finalidade
      (4) comparativa
      (5) consecutivo

      3-B)Conformativa
      C) Comparação
      D) condicional

      ResponderExcluir
    14. Kelison Ferreira de Sousa (9° A)

      1. D.

      2. (1) Condição.
      (2) Conclusão .
      (3) Finalidade.
      (4) Comparativa.
      (5) Consecutivo.

      3. b) Conformativa.
      c) Comparação.
      d) Condicional.

      ResponderExcluir
    15. Kersia Nascimento Monção 9°A

      1°(D)

      2°(1) Condição
      (2) Conclusão
      (3) Finalidade
      (4) Comparativa
      (5) Consecutivo

      3°(b) Conformativa
      c) Comparação
      d) Condicional


      ResponderExcluir
    16. Tayelle Matos de Sousa-9°A

      1-(d)condição e finalidade

      2-a)causa
      b)conclusão
      c)finalidade
      d)comparativa
      e)consecutiva

      3.b)conjunção subordinada de finalidade

      c)conjunção subordinada comparativa

      d)conjunção subordinada de condição

      ResponderExcluir
    17. Gustavo rocha carvalho 9A manhã

      1.d)condição e finalidade


      2.1-condição
      2-conclusão
      3-finalidade
      4-comparativa
      5-consecutiva


      3.b)conjunção subordinada de finalidade

      c)conjunção subordinada comparativa

      d)conjunção subordinada de condição

      ResponderExcluir
    18. Gabriel Campos de Oliveira 9 A

      1)d) condição e finalidade

      2°1) condição
      2) conclusão
      3) finalidade
      4) comparativa
      5) consecutiva

      3°)b) conjunção subordinada de finalidade
      C) conjunção subordinada comparativa
      D conjunção subordinada de condição

      ResponderExcluir
    19. Antônia Rogelia da costa 9°A

      1- d) condição e finalidade.

      2- A) conjunção causal

      B) concessiva

      C) conformativa

      D) comparativa

      E) consecutiva

      3- B) Conformativa

      C) comparação

      D) Condicional

      ResponderExcluir

    IDENTICAR A TESE

      QUARTA-FEIRA, 01 DE SETEMBRO DE 2021 BOM DIA,QUERIDOS(AS) ALUNOS(AS)! HOJE IREMOS TRABALHAR SOBRE- TESE Leia com muita atenção as informaç...