domingo, 28 de março de 2021

Gênero: Conto Social Prática de Linguagem: Leitura e Compreensão.

 SEGUNDA -FEIRA ,29 DE MARÇO DE 2021

 Bom dia amados(as) alunos(as).

Gênero: Conto Social
Prática de Linguagem: Leitura e Compreensão.


O objetivo dessa aula é identificar os elementos organizacionais e estruturais dos contos social e entender a finalidade desse gênero textual.

Vamos continuar trabalhando a Unidade I – Conto Social: “Por um pé de feijão” (página 24 a 26) de Antônio Torres.

Siga todas as orientações e tenha uma excelente aprendizagem!
1º passo- Você sabe o que é um conto social?
2º passo- Qual sua finalidade?
Agora observe com atenção-
 O conto social trata de temas como as dificuldades dos grupos sociais desprivilegiados ou das minorias, denunciando injustiças sociais.
Nos contos sociais, é comum haver referências a fatos e personagens históricos, pois esse gênero denuncia, por meio da ficção, injustiças sociais reais.
É comum que as personagens não sejam individualizadas, pois o que importa não é mostrar o drama do individuo, mas a realidade vivida por seu grupo social. O discurso direto é um dos recursos empregados nas narrativas para aproximar o leitor da realidade das personagens. ex: “- Como você se arranjou para chegar aqui?” Denuncia uma realidade que o autor deseja ver transformada. Caracterização positiva das personagens para que o leitor se solidarize com os problemas que elas vivem.

Agora você irá assistir os vídeos a seguir-https://www.youtube.com/watch?v=SX5kg7UUOa0  ( nosso livro didático, Unidade I – Conto Social: “Por um pé de feijão” (página 24 a 26) de Antônio Torres.)

https://www.youtube.com/watch?v=BWEH-g8hOw8  Podcast Por um pé de feijão- Antônio Torres-9anos-

Após assistir o vídeo e ouvir o Podcast, faça a leitura do texto no seu livro didático- Conto Social: “Por um pé de feijão” (página 24 a 26) de Antônio Torres.)

Em seguida, iremos fazer nossa atividade

Agora  responda: 1ª e 2ª questão da imagem acima.(deixe a resposta aqui no blog)




22 comentários:

  1. 1-não, fui total diferente
    2-a)um lugar em que dava poucos frutos.
    b) essa alegria deu lugar a tristeza.
    Trexo:e vi os meninos conversarem só com os pensamentos e vi o sofrimento se enrugar na cara chamuscado do pai.
    c)o menino do conto percebia a plantação como uma pessoa



    Lays Cristina 9° ano A

    ResponderExcluir
  2. Aarão Lima Brandão 9°A

    1.Não,pois para mim minha hipótese foi diferente do texto


    2.a)Um lugar de secas onde não há muitas plantações

    b)De tristeza e sofrimento," Até me esqueci da escola,a coisa que mais gostava. Todos se esqueceram de tudo. Agora dava gosto trabalhar."

    c)Pecebia a plantação como um ser racional

    ResponderExcluir
  3. Edilardo Albuquerque - 9°A

    1- Não, foi outra
    2-A) Um lugar que dava pouco fruto
    B) tristeza
    Trecho- "Eu vi o sofrimento se enrugar na cara chamuscada do pai"
    C) O menino percebeu como uma pessoa a plantação !

    ResponderExcluir
  4. Murilo Marques da silva 9° A

    1- não, estava diferente do que eu pensei

    2- A) um lugar de secas, e que dava poucos frutos, por isso não havia muitas plantações

    B) tristeza
    “ – agora não se pensa mais nisso, não se fala mais nisso. Acabou.
    Então eu pensei: O velho está certo. ”

    C) ele percebia a plantação como um humano

    ResponderExcluir
  5. 1= Não, pois a minha hipótese foi diferente do texto
    2a= Um lugar de secas e de poucos frutos
    b= De tristeza e sofrimento " Até mim esqueci da escola, a coisa que mais gostava. Todos se esqueceram de tudo. Agora dava gosto trabalhar ".
    c= O menino percebeu como se fosse como uma pessoa

    Paulo Anderson dias Araújo 9°A

    ResponderExcluir
  6. Esdras Willian Moreira da Silva 9°A

    1-r: não foi totalmente diferente

    2-a)-r:um lugar de escassez com frequentes faltas de chuva
    b)-r: alegria depois tristeza."o mundo era verde.Que podíamos desejar?"."eu vi minha mãe arrancando os cabelos com a mesma força de arrancar o feijão"
    c)-r: ele percebi a ela como ser compreensível."Nós compreender"

    ResponderExcluir
  7. Antônia Rogelia da costa 9°A

    1)não toltamente diferente
    2)era um lugar de seca de pouquíssimos frutos
    B)tristeza Texto- "Eu vi o sofrimento se enrugar na cara chamuscada do pai
    C)ele percebi a ela como ser compreensível."Nós compreender

    ResponderExcluir
  8. Maria Luíza Teixeira Brandão 9A manhã


    1)Não...completamente diferente
    2.a) unblugar de sofrimento ,é escarzes,ideia de seca.
    2.b)tristeza -vi o sofrimento se enxugar na cara caminhada de meu pai.
    2.c)o menino percebia a plantação como uma pessoa (feito gente).com uma capacidade de entender,é compartilhar os sofrimentos .a figura de linguagem é personificação ou prosopopeia.

    ResponderExcluir
  9. 1= Não, pois a minha hipótese foi diferente do texto
    2- A) um lugar de secas, e que dava poucos frutos, por isso não havia muitas plantações
    B)tristeza Texto- "Eu vi o sofrimento se enrugar na cara chamuscada do pai
    c)ele percebi a ela como ser compreensível. "Nós compreender

    ResponderExcluir
  10. 1)Não pois foi muito diferente.

    2)A) um lugar de secas onde não dá pra plantar.

    B) tristeza (eu vi o sofrimento.

    C) ele percebe a plantação como uma pessoa.nos compreender.

    Nome: Ernandim Ferreira de Albuquerque Turma:9°A.

    ResponderExcluir
  11. Ryuko Masaro Moura Kohashi da Costa turma do 9°A

    1°-não pois foi totalmente diferente do que eu achei.
    2°A- um lugar de secas e sofrimento.
    B-tristeza pois "eu vi a maior desgraça do mundo".
    C-ele percebia como uma pessoa "parecia nos compreender".

    ResponderExcluir
  12. Maria Júlia - 9°ano A

    1°- Nao, foi totalmente diferente
    2°A- Um lugar de secas onde não há muitas plantações
    B- tristeza
    C-o menino do conto percebia a plantação como uma pessoa

    ResponderExcluir
  13. Micael Paiva Costa - 9°ano A

    1-) Não, pois minha hipótese foi diferente do texto.

    2-) A) Um lugar de seca e com poucas plantações.

    B) Tristeza
    Trecho :"-Eu vi o sofrimento se enrugar na cara chamuscada do pai.

    C) Pecebia a plantação como um ser racional.

    ResponderExcluir
  14. Kelison Ferreira de Sousa - 9° A

    1. Não, tava diferente do que pensei.

    2.A) Um lugar de secas.

    B) Tristeza; “ – agora não se pensa mais nisso, não se fala mais nisso. Acabou.
    Então eu pensei: O velho está certo. ”

    C) Via as plantações como um ser racional.

    ResponderExcluir









  15. Gabriel Campos de Oliveira 9°A

    1) estava diferente

    2)A) tá sem plantações e
    de muita seca
    B)Tristeza "-- agora não se pensa mais nisso não se fala mais nisso Acabou então eu pensei O velho está certo

    C) percebeu que as plantações eram como ser Racional

    ResponderExcluir
  16. Antonia Erika Pereira dos Santos 9°A

    1 não pq estava diferente

    2a)um lugar seco
    b) tristeza, "Eu vi o sofrimento se enrugar na cara chamuscada do pai
    C) ele percebeu que as plantações eram como ser racional

    ResponderExcluir
  17. Maria José de Oliveira da costa

    1rs=estava de ferente

    2ars=um lugar que não dava frutos
    2brs=Essa alegria deu lugar à tristeza, causada pela perda, durante um incêndio, de todo o feijão colhido.
    2crs= O menino do conto percebia a plantação como uma pessoa ("feito gente"), com capacidade de compreender e compartilhar os sofrimentos.

    ResponderExcluir
  18. Tayelle Matos de Sousa-9°A

    1-sim, é totalmente diferente.
    2-a) lugar que dava pouco fruto e de folhas secas.
    b)tristeza,"eu vi o sofrimento se enrugar na cara chamuscada do pai"
    c)o menino percebia as plantações como um ser racional.

    ResponderExcluir
  19. Kersia Nascimento Monção//9°A

    1° Não
    2°A)O que se pode inferir a respeito da condição do lugar em que elas vivem é de que era um lugar árido, infértil, pouco produtivo.
    B)Essa alegria deu lugar a tristeza, causada pela perda, durante um incêndio, de todo o feijão colhido.
    C)O menino do conto percebia a plantação como uma pessoa ("feito gente"), com capacidade de compreender e compartilhar os sofrimentos.




    ResponderExcluir
  20. Nicolas frank 9º A

    1- Não, foi outra

    2-
    A) Um lugar que dava pouco fruto

    B) tristeza
    Trecho- "Eu vi o sofrimento se enrugar na cara chamuscada do pai"

    C) O menino percebeu como uma pessoa a plantação

    ResponderExcluir
  21. Gustavo rocha carvalho 9A manhã

    1.Não,pois para mim minha hipótese foi diferente do texto


    2.a)Um lugar de secas onde não há muitas plantações

    b)De tristeza e sofrimento," Até me esqueci da escola,a coisa que mais gostava. Todos se esqueceram de tudo. Agora dava gosto trabalhar."

    c)Pecebia a plantação como um ser racional

    ResponderExcluir

IDENTICAR A TESE

  QUARTA-FEIRA, 01 DE SETEMBRO DE 2021 BOM DIA,QUERIDOS(AS) ALUNOS(AS)! HOJE IREMOS TRABALHAR SOBRE- TESE Leia com muita atenção as informaç...