domingo, 27 de junho de 2021

Gênero Reportagem. Prática de Linguagem: Vírgula

 SEGUNDA-FEIRA ,28 DE JUNHO DE 2021

BOM DIA!

ENCERAREMOS NOSSO PERÍODO,DESDE JÁ QUERO AGRADECER AOS ALUNOS E AOS PAIS PELO COMPROMISSO NO DECORRER DO PERÍODO,PRÓXIMO PERÍODO CONTINUAREMOS JUNTOS,SE ASSIM DEUS PERMITIR.

TEREMOS COMO OBJETIVO HOJE:
O objetivo da aula é aprender a usar corretamente a vírgula em frases e textos.

Será que a posição da VÍRGULA pode alterar o sentindo da frase?

Para esclarecer a reflexão vamos usar exemplos da troca da posição da vírgula.
Não corra, o cachorro vem vindo!
Qual o sentido desta frase? 
Espero que vocês percebam que é para a pessoa não correr. 
Quero deixar claro que em alguns casos, correr
só deixará o cachorro mais descontrolado.

Não. Corra, o cachorro vem vindo!

Qual o sentido desta frase?
 Espero que vocês percebam que é para a pessoa correr, pois o cachorro vem vindo e poderá atacá-lo.

Agora peço que assistam o vídeo a seguir:https://www.youtube.com/watch?v=YAzsbeKphU0.

Logo após assistirem o vídeo ,reveja o vídeo novamente para que você possa fixar o que foi mostrado.
Agora que você assistiu o vídeo, clique no link a seguir resolva o Quiz e tire um print do resultado e me mande no pv.

Em seguida vamos a nossa atividade:

1-Leia, com bastante atenção, o texto a seguir, colocando as vírgulas de forma adequada: 

O tatu-bola cujo nome científico é Tolypeutes tricinctus começou a se popularizar recentemente ao ser anunciado como o mascote oficial da Copa do Mundo de 2014. Pequeno carismático e muito representativo como mascote para o futebol caiu nas graças da mídia. É o menor dos tatus brasileiros uma espécie pouco estudada e que se encontra ameaçada de extinção. Com uma ocorrência restrita à Caatinga nordestina e poucas áreas adjacentes é considerado um animal endêmico ou seja que só ocorre naquele habitat não sendo encontrado comumente em outras regiões o que faz do tatu-bola um animal exclusivamente brasileiro. [...]

Reescreva o texto colocando as vírgulas

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 

Feliz Férias!
Um abraço da tia- Lydyannyaraujo

terça-feira, 22 de junho de 2021

Gênero: Reportagem. Prática de Linguagem: Leitura e Compreensão

 QUARTA-FEIRA,23 DE JUNHO DE 2021

BOM DIA! 

O objetivo da aula é trabalhar a prática de leitura e compreensão do texto, produzindo atividades ligadas à interpretação do gênero textual reportagem.

Para retomar a aula anterior, assista o vídeo seguir:https://www.youtube.com/watch?v=hdI4cVuP8Rg

Agora quero apresentar para vocês a autora do texto estudado de hoje- Paula Peres (PNLD – pág. 89),leia com muita atenção.

Logo depois, peço que leiam o texto “As meninas que estão mudando a escola” do PNLD (pág. 88 a 91).

Releia o texto novamente para que sua leitura seja aprimorada.

Após refazer sua leitura vamos para nossa atividade.

PG-92

QUESTÃO REFLEXIVA

O QUE VOCÊ ACHA SOBRE A VIDA DA AUTORA?

______________________________________________________________________________________________________________

1,4 e 5.( DO LIVRO DIDÁTICO) DEIXE TODAS AS RESPOSTAS AQUI NO BLOG.

OBS: CASO NECESSITE DE AJUDA,ME CHAMA NO PV.

domingo, 20 de junho de 2021

Gênero Textual Reportagem Prática de Linguagem: Leitura e Compreensão

  SEGUNDA-FEIRA,21 DE JUNHO DE 2021

BOM DIA,PEÇO QUE TENHAM COMPROMISSO COM AS ATIVIDADES DA SEMANA.

Gênero Textual Reportagem

Prática de Linguagem: Leitura e Compreensão

O objetivo da aula é identificar a finalidade, os elementos organizacionais e estruturais do Gênero Textual Reportagem.

Para iniciar, assistam o vídeo a seguir:https://www.youtube.com/watch?v=tv6zQo6lGug

Logo depois, leiam com muita atenção o material encaminhado no site a seguir:https://www.canaleducacao.tv/images/slides/33414_ff110887319d1c6d3c516d71cea0d74a.pdf .

Não esqueçam: a reportagem trata, de forma detalhada, um fato de interesse de uma comunidade. Ela é um mecanismo de informação mais aprofundado do que a notícia. Não somente mostra os fatos, mas também apresenta como eles ocorreram, interpretando-os e dando opiniões sobre eles. A reportagem normalmente traz uma estrutura simples: o primeiro parágrafo (chamado de lide), uma espécie de introdução sobre o fato abordado, é seguido pelo corpo da narrativa. Essa forma de organização não é rígida, imutável. O lide costuma anunciar os assuntos que serão tratados de modo mais minucioso, detalhado, nos demais parágrafos. A reportagem habitualmente contém título e subtítulo, que devem estabelecer uma ligação com o texto em si. A preocupação de quem escreve uma reportagem deve ser cativar o leitor, transmitindo informações de maneira atraente e dinâmica. É importante, por isso, que você capriche no conteúdo do texto e na forma de apresentá-lo. Dependendo da reportagem e do público a que ela se destina, a linguagem do texto pode ser mais ou menos formal.

Características básicas da reportagem:

1. Linguagem geralmente formal.

2. Informações claras e objetivas.

3. Apresenta título e, às vezes, subtítulo.

4. Contém lide seguido por demais parágrafos.

5. Questiona e interpreta os fatos noticiados.

6. Abordagem mais pormenorizada de um determinado tema.

7. Gráficos, imagens, estatísticas, dados, depoimentos e citações embasam o assunto abordado no lide.

Para aprimorar nosso conhecimento ,vamos a nossa atividade!


Voluntários transformam tecidos usados em roupas para crianças carentes do Brasil e da África

Projeto existe desde 2017, e já atendeu mais de 500 crianças, somando as entregas de Porto da Folha (SE), Chapadinha (MA) e Moçambique.


Por Natalia Filippin, G1 PR — Curitiba

17/05/2019 05h00 Atualizado há 2 anos

Pano, agulha e disposição. É isso que os cerca de 30 voluntários de Curitiba utilizam para transformar simples tecidos antigos, em roupas para crianças carentes do Brasil e também de outros lugares.

Eles já fizeram entregas em Porto da Folha (SE), Chapadinha (MA) e em Moçambique, na África. O projeto já beneficiou mais de 500 crianças.

Tudo começou em 2016, quando a farmacêutica bioquímica Carla Maria Gabardo, de 54 anos, viu, em um programa de televisão, uma senhora dos Estados Unidos que criava vestidos para crianças a partir de fronhas de travesseiros, e depois doava.

"Sempre quis fazer algum trabalho voluntário, mas não sabia o que. Em outubro de 2016 fui para a Índia com a minha filha Lorran, trabalhar como voluntária em uma das casas da Madre Teresa, em Calcutá. Voltei e resolvi que não dava mais para ficar parada", disse ela.


Carla contou que após ver toda a necessidade do povo, quis apostar em um trabalho que durasse mais naquela região, já que não poderia ficar viajando constantemente. Em vez de doação de alimentos, trabalho com recreação, ou outras atividades, resolveu criar roupas para as crianças carentes.


Eles já fizeram entregas em Porto da Folha (SE), Chapadinha (MA) e em Moçambique, na África — Foto: Arquivo pessoal/Pontos com Amor.

Ela contou que, como não sabia costurar, pediu ajuda para a irmã Célia. Em 2017, iniciava-se o projeto "Pontos com Amor", que transformava as camisas antigas do marido dela em peças para os pequenos.
As camisas masculinas foram essenciais porque, às vezes, rendiam tecidos para dois vestidinhos, um feito do corpo e outro das mangas. Os voluntários agora também usam lençóis e toalhas de mesa.
"A experiência de doar é profunda porque as crianças vivem em estado de extrema pobreza, muitas em meio ao lixão. O sorriso delas recompensa tudo, algumas ficam horas olhando para as roupinhas. Muitas nunca ganharam carinho, quem dirá uma roupa nova", disse Carla.
Conforme o tempo passou, a dupla de irmãs ganhou um reforço. Participam do projeto atualmente mais de 30 pessoas, com encontros mensais. Não importa se é homem, mulher, jovem ou idoso porque, segundo eles, cada um tem uma habilidade e pode contribuir de alguma forma.


Projeto já beneficiou mais de 500 crianças — Foto: Arquivo pessoal/Pontos com Amor
De ponto a ponto
Depois das roupinhas prontas, é hora da entrega. Segundo Carla, são os próprios voluntários que as realizam.
"Cada um que vai, paga a passagem e os custos. A gente sempre busca lugares quentes para entregar porque fazemos vestidos de alça, e selecionamos lugares que já tenham algum projeto voltado para a educação infantil. É o amor indo de ponto a ponto do mundo", explicou ela.
De acordo com os voluntários, neste ano eles começaram a confeccionar também calções para os meninos. O grupo já fez entregas em Porto da Folha (SE), Chapadinha (MA) e em Moçambique, na África.

"Pra mim a melhor descrição do projeto é propósito de vida", relatou a voluntária Lorran Gabardo.
Voluntários de Curitiba transformam tecidos usados em roupas para crianças carentes — Foto: Arquivo pessoal/Pontos com Amor
Já a voluntária Maria Rita Gonçalves Novacki, de 62 anos, começou a participar do projeto por acaso. O irmão dela tinha 180 camisetas de uniformes para descartar, quando soube que duas mulheres de Curitiba aproveitavam tecidos antigos para um bem maior.

"Fui eu, minha cunhada e meu marido conhecer o projeto, e já ficamos. Pedimos ainda mais doações de sobras de confecção como fitas, rendas e aviamentos. Não sou costureira profissional, apenas gosto de artesanato", relatou a voluntária.


Projeto já beneficiou mais de 500 crianças — Foto: Arquivo pessoal/Pontos com Amor
O voluntário Tainan Miranda dos Santos, de 28 anos, contou que entrar no projeto e fazer as entregas foi um marco na vida.
"Sinto que estou conectando pessoas que tem muita disposição e amor para dar, com pessoas que tem muita carência e necessidade de se sentirem lembradas, aceitas, incluídas, respeitadas e valorizadas", disse Tainan.
E no final de cada trabalho, o que todos os voluntários relatam é que ajudar transforma, tanto quem vai, quanto quem está passando por necessidades. Os cerca de 30 voluntários conseguem através do trabalho, alegrar centenas de crianças e embelezar a vida que muitas vezes não é fácil.

"Reconhecer que o trabalho realizado gerou frutos e trouxe a alegria para o próximo, é força inspiradora e motivadora para darmos os próximos pontos", concluiu o voluntário.

Interessados em contribuir com o projeto podem entrar em contato com a organizadora através do e-mail: carla@pomiagro.com.br.

1. Qual o assunto dessa reportagem?
2. Como o projeto começou?
3. Quem pode participar do projeto? Por quê?
4. O nome do projeto é “Pontos com Amor” a quais pontos esse nome faz referência?
5. Quais são os critérios para escolher os lugares de doação?
6. Como a voluntária Maria Rita começou a participar do projeto?
7. O que inspira e motiva Tainan a ser voluntário no projeto?

sábado, 12 de junho de 2021

Gênero Notícia Prática de Linguagem: Retomada da produção de texto


 SEGUNDA-FEIRA,14 DE JUNHO DE 2021

Bom dia!
Iniciaremos mais um semana, espero que todos façam suas atividades e que tenham responsabilidade com seus estudos.
(EF06LP11) Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: tempos verbais, concordância nominal e verbal, regras ortográficas, pontuação etc.

Gênero Notícia  Prática de Linguagem: Retomada da produção de texto

HORA DA REVISÃO

A Notícia é um gênero textual jornalístico e não literário que está presente em nosso dia a dia, sendo encontrada principalmente nos meios de comunicação. Trata-se, portanto de um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculada pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros. Por esse motivo, as notícias possuem teor informativo e podem ser textos descritivos e narrativos ao mesmo tempo, apresentando, portanto, tempo, espaço e as personagens envolvidas.

 

Características da Notícia

As principais caraterísticas do gênero textual notícia são:

 

Texto de cunho informativo

Textos descritivos e/ou narrativos

Textos relativamente curtos

Veiculado nos meios de comunicação

Linguagem formal, clara e objetiva

Textos com títulos (principal e auxiliar)

Textos em terceira pessoa (impessoais)

Discurso indireto

Fatos reais, atuais e cotidianos

Estrutura e Exemplo de Notícia

Geralmente as notícias seguem uma estrutura básica classificada em:


A estrutura do gênero divide-se em:

título: chamada para a notícia, comumente apresenta o enfoque que será trabalhado no fato;

subtítulo: informações complementares ao título;

lide: parágrafos iniciais que apresentam as principais informações do texto;

informações secundárias: informações complementares àquelas apresentadas na lide;

detalhes: detalhes adicionais da notícia.

 

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA

 

01-RECORTE UMA NOTÍCIA QUE CHAME BASTANTE ATENÇÃO PARA VOCÊ (ALUNO),

LOGO DEPOIS RECONTE A NOTÍCIA OBSERVANDO TODOS OS CRITÉRIOS NECESSÁRIOS.


02-Com base no que foi estudado sobre o gênero discursivo notícia, produza um texto noticiando um fato possível de ser retratado pela foto abaixo.


Enchente ocorrida no Rio de Janeiro- fonte:www.google.com.br/imagens

Sua notícia deverá conter letras com fontes e tamanhos diferentes, principalmente no título. Não esqueça de empregar os elementos que compõem uma notícia. Após a sua produção responda:

1º) Que fato aconteceu?
_____________________________________________________

2º) Quem são as pessoas envolvidas?
____________________________________________________

3º) Quando aconteceu?
_____________________________________________________

4º) Onde aconteceu?
_____________________________________________________

5º) Como aconteceu o fato?
_____________________________________________________

6º) Por que aconteceu? (causas do fato)

 

 


quinta-feira, 10 de junho de 2021

Prática de Linguagem Análise Linguística Semiótica - Pronomes Demonstrativos

 SEXTA-FEIRA,11 DE JUNHO DE 2021

BOM DIA!

Prática de Linguagem

Análise Linguística Semiótica - Pronomes Demonstrativos

O objetivo da aula é conhecer, identificar e empregar adequadamente os PRONOMES DEMONSTRATIVOS na Língua Portuguesa.

Vamos relembrar o conceito e a função dos PRONOMES

 (O pronome é a palavra que substitui ou acompanha um substantivo (nome), definindo-lhe os limites de significação. Existem vários tipos de pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos). Não se esqueça de pontuar que os pronomes demonstrativos são aqueles que situam pessoas ou coisas em relação às três pessoas do discurso. Essa localização pode se dar no tempo, no espaço ou no próprio texto.

1. Retomada de localização temporal

ESTE = tempo próximo da pessoa que fala

ESSE = tempo distante da pessoa que fala

2. Retomada de localização espacial

ESTE = perto da pessoa que fala

ESSE = perto da pessoa para a qual se fala

3. Retomada no contexto

ESTE = algo que ainda será citado

ESSE = algo que já foi citado

4. Retomada de termos

ESTE = retoma o termo mais próximo (último citado)

Lembrando que há variações dos pronomes:

• este/esse, esta/essa, isto/isso

• neste/nesse, nesta/nessa, nisto/nisso

• deste/desse, desta/dessa, disto/disso

Pronomes demonstrativos:

Singular Plural Invariável

1a pessoa Este/esta Estes/estas Isto

2a pessoa Esse/essa Esses/Essas Isso

3a pessoa Aquele/aquela Aqueles/aquelas aquilo

Após a leitura da explicação ,vamos assistir o vídeo a seguirhttps://www.youtube.com/watch?v=Bo-NxCa-lcI

Logo após vamos resolver o jogo a seguir-( me mandem o resultado no PV)

https://wordwall.net/pt/resource/14447855/pronomes-demonstrativos-relacione-corretamente/pronomes

                                   EM SEGUIDA VAMOS RESOLVER NOSSA ATIVIDADE

1-Assinale a alternativa em que o pronome demonstrativo está empregado corretamente. 

Justifique sua resposta.

terça-feira, 8 de junho de 2021

Gênero: Notícia (Revisão) Prática de Linguagem: Leitura e Compreensão

 QUARTA- FEIRA,07 DE JUNHO DE 2021

Gênero: Notícia (Revisão)

Prática de Linguagem: Leitura e Compreensão

BOM DIA!

O objetivo da aula é trabalhar a prática de leitura e compreensão do texto, produzindo atividades ligadas à interpretação do gênero NOTÍCIA.

Hoje vamos continuar trabalhando o gênero jornalístico notícia e fazer a retomada das suas características em um contexto que aborda um tema atualmente relevante para toda a sociedade: Coronavírus.

QUESTIONAMENTOS:

Provavelmente você já assistiu hoje algum jornal televisivo

ou ouviu alguma notícia no rádio. Mas afinal, você lembra o que é uma notícia? 

Qual é o seu objetivo?

 Por que as notícias são

importantes? 

Vamos relembrar um pouco mais sobre o gênero textual notícia.

AGORA ,VAMOS RELEMBRAR O GÊNERO NOTÍCIA

 https://www.youtube.com/watch?v=F9docY1KPz4

https://www.youtube.com/watch?v=dm-5jjeeEO8

Logo após faça a leitura do texto para resolver a atividade.

Coronavírus: Goiânia tem 19 novos casos e 3 mortes nas últimas 24 horas - O Popular
Veja mais em:https://www.opopular.com.br/noticias/cidades/coronav%C3%ADrus-goi%C3%A2nia-tem-19-novos-casos-e-3-mortes-nas-%C3%BAltimas-24-horas-1.2058408

Em seguida iremos resolver nossa atividade( Correção na sexta-feira, via meet. 14h

Atividade de Compreensão

1- Após a leitura da notícia converse com seus familiares e, em seguida, responda às questões em seu caderno.

a) Qual é o assunto abordado na notícia?

b) O assunto da notícia está sendo debatido com a população? Por quê?

c) Qual o objetivo da notícia?

d) Em qual veículo de comunicação a notícia foi publicada e qual é seu público-alvo?

e) A notícia apresenta gráficos, tabelas, esquemas, fotos, depoimentos etc? Esses elementos ajudam na compreensão do texto?

f) De acordo com a notícia do jornal O Popular, das pessoas infectadas, quantas mulheres e quantos homens contrairam a Covid 19 em Goiânia até o dia 25/05/2020?


domingo, 6 de junho de 2021

Gênero: Revisão do Gênero Notícia Prática de Linguagem: Leitura e Compreensão

 SEGUNDA- FEIRA,07 DE JUNHO DE 2021

Gênero: Revisão do Gênero Notícia

Prática de Linguagem: Leitura e Compreensão

Bom dia! Iniciaremos mais um semana, espero que todos façam suas atividades e que tenham responsabilidade com seus estudos.

Nosso conteúdo será: Gênero: Revisão do Gênero Notícia
Prática de Linguagem: Leitura e Compreensão
O objetivo da aula é fixar e sanar qualquer dúvida dos alunos referente à estrutura e características do Gênero Notícia.
Nessa aula vamos TENTAR fixar e sanar qualquer dúvida referente ao Gênero Notícia, através da exploração do conteúdo trabalhado hoje.
HORA DE REVISAR
A notícia, de forma específica, possui uma linguagem clara, precisa e objetiva, uma vez que se trata de uma informação e, por isso, tudo que é relatado precisa estar claro, de modo a fazer com que a mensagem seja transmitida de forma adequada.

As principais características do gênero textual notícia são:

• Texto de cunho informativo
• Textos descritivos e/ou narrativos
• Textos relativamente curtos
• Veiculado nos meios de comunicação
• Linguagem formal, clara e objetiva
• Textos com títulos (principal e auxiliar)
• Textos em terceira pessoa (impessoais)
• Discurso indireto
• Fatos reais, atuais e cotidianos

A notícia é um gênero textual que tem como objetivo o de INFORMAR fatos do dia a dia, relevantes para a sociedade. Pode-se dizer, então, que a notícia tem a função social de RELATAR, DESCREVER, de forma breve e objetiva, fatos reais, verdadeiros e importantes, que fogem do corriqueiro, da normalidade cotidiana. Sendo assim, a NOTÍCIA é um relato relativamente curto e objetivo, escrito em 3ª pessoa (em que o narrador é observador e conta os fatos). A linguagem usada é a FORMAL, com sua função referencial, denotativa.

ESTRUTURA DA NOTÍCIA (plano global):
TÍTULO PRINCIPAL (manchete, chamada)
TÍTULO AUXILIAR (subtítulo, linha fina, complementa o título principal).
LIDE (parágrafo de introdução que apresenta a síntese da notícia e contém as informações essenciais, as quais respondem as seguintes questões: (“o que aconteceu, quando, onde, com quem, como aconteceu?”).
CORPO (descrição detalhada do fato).
FOTO e legenda (linguagem não verbal complementar)
.

AGORA ASSISTA O VÍDEO A SEGUIRhttps://www.youtube.com/watch?v=uKr0XkzN4Jo

Logo após, vamos resolver o seguinte Quiz https://wordwall.net/pt/resource/5046821/not%C3%ADcia

Tire um print do resultado do Quiz ,faça uma edição do print, coloque seu nome e de escola.  Em seguida, me manda no pv.( vale um ponto extra)
ATIVIDADE ESCRITA

 
LEIA A SEGUINTE NOTÍCIA PARA RESPONDER AS QUESTÕES PROPOSTAS!  
 

Menino de 12 anos é vítima de Bulliyng em Ilhabela 
Mãe do menor diz que procurou o Conselho Tutela e que esperava uma posição mais firme da escola. 
  Um menino conta que vem sofrendo agressões dentro de uma escola particular, em Ilhabela. E o que inicialmente era uma brincadeira de mau gosto, agora virou agressão física.
A vítima, um menino de 12 anos, diz que estava recebendo provocações e ameaças desde o início do ano.
Até que os colegas mais velhos partiram para agressões. “A primeira vez me tacaram no lixo. A segunda me deram bolada e a terceira foi o tapão na cara”, diz o aluno. 
A mãe dele, que prefere não se identificar, procurou a escola. Ele esperava que a instituição tomasse providências. “Todos os dias eu ligo pra escola, quando não é na hora do intervalo eu ligo um pouquinho antes da saída. Não estou vendo assim um resultado, uma preocupação. Pra eles é uma coisa corriqueira de criança, mas isso não é não. Isso é Bullying”, diz a mãe do aluno. 
A escola é particular e fica no bairro Barra Velha em Ilhabela. A entrada da equipe da TV Vanguarda não foi autorizada na escola, nem a direção quis receber a equipe. Foi realizada uma reunião entre os pais dos alunos envolvidos para entender melhor o caso. Segundo o advogado da instituição, a partir de agora serão tomadas algumas medidas necessárias. “Se houve algum tipo de infração nós tomamos as medidas inicialmente de advertência, suspensão e até a transferência compulsória”, diz o advogado da escola Silas D’Ávila Silva.  
A mãe do menino agredido não concordou com a postura da escola na reunião. “Não adianta pedir  desculpas, eu quero que a coordenação da escola tenha realmente um pulso firme ali pra ver exatamente o que tá acontecendo, porque o problema não tá em uma criança. O problema tá em um grupo, em um 
todo e que eu acho que a coordenação da escola ta falhando nisso. Eu procurei, sim, o Conselho Tutelar, já tomei todas as medidas cabíveis e vou continuar”, diz a mãe. 
A escola, também por meio do advogado, informou que ainda não considera o caso como sendo de Bullying. E que desenvolve atividades para evitar conflitos no ambiente escolar. “Esse assunto é tratado com os alunos com palestras, filmes e um trabalho constante da própria coordenação da instituição no sentido de coibir, fiscaliza e chamar a atenção de quem estiver agindo de forma diferente”, diz Silas. 
O aluno disse que não conhece esses trabalhos. “Ninguém ensinou que não podia fazer. Ninguém tratou isso, Bullying”, diz o aluno. “Foi uma bolada, um bofetão, amanhã pode ser coisa mais grave, pior né? Muito pior como a gente vê acontecendo aí”. 
A produção da TV Vanguarda procurou o conselho tutelar de Ilhabela. A recomendação em casos como esse é, primeiro, procurar a Diretoria de Ensino responsável pela escola envolvida. No litoral, a diretoria fica em Caraguatatuba. O Conselho Tutelar também pode ser procurado, para acompanhar o caso e orientar a vítima e os agressores psicologicamente. Em casos mais extremos, o próprio Conselho Tutelar pode registrar um Boletim de Ocorrência na polícia. Se os pais preferirem, eles mesmos podem ir até a delegacia para registrar a queixa. 
(27/09/2012 18h17http://glo.bo/LiWk6t  G1 notícias) 

01. Indique no lead da notícia as informações que se pede:
a) O quê aconteceu: 
b) Onde  aconteceu: 
c) Que são os envolvidos: 
d) Quando aconteceu: 

02.  Por que podemos afirmar que o garoto de 12 anos sofreu bullying?


03. Responda:
a) O texto apresenta vários depoimentos dos envolvidos no caso. Cite o nome das pessoas que deram os
depoimentos presentes no texto.

Depoente 1: 
Depoente 2: 
Depoente 3: 
Depoente 4:
04. Releia: “Se houve algum tipo de infração nós tomamos as medidas inicialmente de advertência,
suspensão e até a transferência compulsória”


 
Bons Estudos!!!!!
 
 

L


IDENTICAR A TESE

  QUARTA-FEIRA, 01 DE SETEMBRO DE 2021 BOM DIA,QUERIDOS(AS) ALUNOS(AS)! HOJE IREMOS TRABALHAR SOBRE- TESE Leia com muita atenção as informaç...